[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]No último dia do Pré-caju, o Bloco Cidade Criança, organizado pela Prefeitura de Aracaju, encantou os foliões da prévia carnavalesca que durou quatro dias e reuniu milhares de pessoas ao longo da Passarela da Alegria. O bloco é composto por crianças e adolescentes de projetos sociais coordenados pela prefeitura, como o Agente Jovem, Educarte, Bolsa-Escola Cidade Criança, Orçamento Participativo Mirim e Peti – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.
Os cantores mirins Jéssica Lieko e Breno Senna animaram mais de 1200 pessoas, incluindo pais e coordenadores das 850 crianças escolhidas para sair na avenida.
Toda a assistência foi oferecida aos pequenos foliões. Uma UTI móvel do SAMU – Serviço de Atendimento Municipal de Urgência -, com médico, enfermeiro e assistente, ficou à disposição dos foliões durante todo o percurso do bloco. Houve também um carro de apoio que distribuiu mais de 1800 lanches e 2000 garrafas de água mineral, além do auxílio da Guarda Municipal, garantindo comodidade e segurança.
Durante o percurso, o prefeito Marcelo Déda, que festejava entre as crianças na avenida, subiu no trio elétrico e destacou a importância do evento. “Pela terceira vez consecutiva, o Bloco Cidade Criança mostra ao povo de Aracaju centenas de adolescentes e crianças que são assistidos pela Prefeitura Municipal, demonstrando que a nossa administração tem compromisso com a questão social”, comentou Déda, que ainda convocou as crianças a se posicionarem como um símbolo em favor da paz, protestando contra a iminente Guerra no Iraque.
A secretária Municipal de Ação Social e Cidadania, Conceição Vieira, era uma das mais animadas. Ela enfatizou a importância do Cidade Criança para a PMA. De acordo com Conceição, o evento serve para mostrar à população aracajuana que a administração Municipal tem projetos que visam a dignidade das crianças sergipanas, fazendo-se cumprir o que manda o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. Ela ainda destacou a oportunidade de lazer que é dada aos pequenos foliões. “Muitas dessas crianças não têm opções de diversão, direito de todos”, afirmou a secretária.
O secretário de Participação Popular, Anderson Farias, também fez parte do bloco e aproveitou para ressaltar a importância do Orçamento Participativo Mirim. “É uma forma democrática de inserir as crianças nas discussões em torno dos problemas que iremos tentar resolver agora para beneficiá-las no futuro. A gente considera muito importante essa maneira de engajar as crianças nas plenárias do Orçamento Participativo e o retorno disso você percebe com clareza em atividades como essas do bloco Cidade Criança”, afirmou o secretário.
Depois do desfile do Bloco Cidade Criança, Déda ressaltou a importância da realização do evento. Ele ressaltou que desde 2000, quando promoveu o Bloco Cidade Criança como uma das atrações do Pré-caju, a prefeitura tem assistido as crianças e adolescentes da capital no campo do lazer e educação, elaborando projetos sociais e auxiliando ONG´s – Organizações Não Governamentais – que se preocupam com a situação das crianças brasileiras. “É uma marca e compromisso da nossa administração. Enquanto for prefeito, o Bloco Cidade Criança estará presente no Pré-caju”, comentou Déda, lembrando ainda que a PMA coordena e assiste mais de 4 mil crianças e adolescentes de cinco projetos sociais.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.