Blitz da cidadania do Hemose reforça necessidade da doação de sangue
Dando continuidade à série de ações educativas e informativas para atrair doadores voluntários de sangue, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) realizou mais uma edição da blitz da cidadania. A atividade, ocorrida na manhã desta segunda-feira, 17, faz parte das campanhas que antecedem períodos festivos, como o Pré-Caju.
A iniciativa atraiu a atenção de motoristas e pedestres que pararam para receber o panfleto informativo e ouvir orientações sobre a doação de sangue. “Doei pela primeira vez há mais de 12 anos, para ajudar minha irmã que estava doente. É importante ajudar quem precisa”, disse Romnice Gomes Filho, 49 anos, enquanto passava pela avenida Beira Mar.
Para a estudante Eliane Santos Bomfim, 29 anos, embora a doação seja um ato solidário, ela nunca doou. “O dia-a-dia da gente é tão corrido que não dá tempo para fazer tudo. Vou arrumar um tempo para praticar a solidariedade”, afirmou.
Preocupado com a situação do estoque de sangue do Hemose, o diretor geral da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), Roberto Gurgel, disse que a ação visa conscientizar e atrair doadores de sangue. “Estamos num período em que as doações diminuem e a demanda dos hospitais da rede pública aumenta”, destacou.
“Esse trabalho de conscientização dos doadores começou com a doação do secretário de saúde, Antônio Carlos Guimarães na semana passada, para atrair servidores e funcionários públicos. E a blitz da cidadania quer sensibilizar os cidadãos sobre a necessidade de doar sangue”, declarou o superintendente do Hemose, Gustavo Santos Filho.
O trabalho contou parceria da Polícia Militar de Sergipe (PMSE), Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) e Federação de Bandeirantes do Brasil. Os militares pararam os veículos, enquanto os adolescentes bandeirantes ajudaram a distribuir o panfleto.
Como doar
Para doar sangue, basta o interessado se dirigir até o Hemose localizado na avenida Tancredo Neves, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), ou agendar sua doação, através dos telefones (79) 3259-3174 e 3259-3191. A unidade coletora de sangue funciona de 7h às 17h, de segunda a sexta-feira e das 8h às 12h, aos sábados.
O doador deve ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar acima de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Homens podem doar a cada três meses e mulheres a cada quatro meses ao ano.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Blitz da cidadania do Hemose reforça necessidade da doação de sangue – Fotos: Ascom/SES