[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Promover o desenvolvimento intelectual, cultural, artístico e profissional do deficiente visual. É com esse intuito que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (SEC), irá inaugurar o Setor Braille da Biblioteca Pública Epiphânio Dórea. A solenidade acontecerá nesta terça-feira, dia 8, às 9h.

Estarão disponíveis livros grafados em Braille e também em tinta. Para os usuários com baixa visão, haverá os livros falados, ou seja, exemplares compactados em CD, além da presença constante do mediador de leitura. O mediador é a pessoa responsável em realizar a leitura de qualquer material que esteja disponível na biblioteca àquele com deficiência visual.

Para Lucas Aribé, deficiente visual e futuro usuário do Setor de Braille, esta é uma excelente oportunidade para se obter mais cultura e informação. "Estamos concretizando um sonho ao ver nosso direito de ter acesso a materiais grafados em Braille se tornando uma realidade", comenta Lucas.

De acordo com a diretora da biblioteca, Sônia Carvalho, a SEC tem buscado promover a democratização da cultura. "Encontramos esse material, doado pelas fundações Benjamin Constant e Dorina de Gouvêa Nowill, guardado e sem uso. Ainda estamos catalogando o acervo, mas precisávamos torná-lo disponível aos portadores de deficiência visual", afirma Sônia Carvalho.

Há livros datados de 1970, de autores como Manoel Bandeira, Eça de Queiroz, Camões e Jorge Amado, além de atuais, como Dan Brown, de "O Código da Vinci", entre outros. O acervo abrange também livros de diversas áreas da literatura, como a infantil, e Direito Constitucional.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.