[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social  (Seides) iniciou nesta terça-feira,14, no município de Pedrinhas, o novo curso de Inclusão Digital, promovido através da parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural/Regional Sergipe (Senar/SE) para os beneficiários do Programa Mão Amiga da cultura da laranja.

O Senar irá beneficiar 400 alunos com os cursos de informática básica, cerqueiro, agricultura e aplicação de agrotóxico dos municípios de Pedrinhas, Arauá e Boquim. Em Pedrinhas é ofertada uma turma de informática básica. Outras duas turmas estão tendo aulas em Arauá também a partir desta terça.

A beneficiária Jaqueline Santos Lima, de 20 anos, demonstrou satisfação em participar do curso de inclusão digital. “Apesar de nunca ter tido contato com um computador, estou empolgada com o curso. Sei que no mundo em que vivemos tudo está ligado a informática e eu não quero ficar para trás”.

Para João Miguel dos Santos, de 38 anos, morador do povoado Aria do Bendó, a satisfação não foi diferente. “Há seis anos fiz um curso de informática, mas já não lembro de muita coisa. Por isso fiquei satisfeito em ser chamado para essa nova oportunidade. Não quero viver a vida toda catando laranja na roça, por isso é tão importante conhecer coisas novas”.

Parceria

Em Boquim, onde há um considerável número de beneficiários, serão ofertadas quatro turmas de informática, seis de cerqueiro, quatro de agricultura geral e mais quatro de aplicação de agrotóxicos.

“Esse é o primeiro Termo de Cooperação Técnica que a Seides firma com o Senar. Acreditamos que será uma parceria de sucesso, que irá beneficiar muitos catadores de laranja. Aproveito para agradecer aos outros parceiros, como as prefeituras municipais, que nos apoiam durante as aulas”, ressaltou a técnica do Departamento de Renda e Cidadania da Seides, Auta Arnaldo.

O representante da Senar, Gladson Santos, destacou a importante parceria com a Seides. “Torcemos para que os alunos aproveitem bem o aprendizado e usem o conhecimento para melhorar a qualidade de vida deles”.

Expansão

Os três municípios foram selecionados porque estão geograficamente próximos, mas as demais cidades beneficiadas pelo programa Mão Amiga também serão contempladas com capacitações.

Por decisão do Conselho Gestor do programa, a Secretaria de Estado do Trabalho não será mais a única responsável pelas capacitações, como acontecia nos anos anteriores. A partir de agora, os beneficiários que são analfabetos serão inseridos no Sergipe Alfabetizado e as empresas do Sistema S também farão capacitações.

O prefeito de Pedrinhas, José Antônio Silva Alves, agradeceu ao Governo do Estado pela “oportunidade para que os trabalhadores rurais conheçam o mundo de forma diferente, através do conhecimento que irão adquirir durantes as aulas de inclusão digital. Dessa maneira eles poderão pensar em conseguir outros modos de crescer na vida”.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.