‘Bem Mulher’ leva prevenção e educação em saúde à população feminina de Carira
No último sábado, 20, cidadãs do município de Carira, localizado no Agreste sergipano, foram beneficiadas pelo programa ‘Bem Mulher’, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Fundação Estadual de Saúde (Funesa). Durante todo o dia, elas tiveram acesso a exames clínicos da mama, exames de lâmina, teste rápido para detecção do HIV, medicamentos e oficinas sobre planejamento familiar e doenças sexualmente transmissíveis.
Segundo Carlos Adriano Almeida, coordenador do programa, as mulheres têm se preocupado mais com o planejamento familiar e com a prevenção de doenças como o câncer. “Nas edições do ‘Bem Mulher’ verificamos um aumento da procura das mulheres pela laqueadura tubária e pelos exames de prevenção do câncer do colo de útero e mama”, afirmou o coordenador, ressaltando que muitas mulheres também fazem o teste rápido para identificar o vírus da Aids.
A dona de casa e mãe de três filhos, Josefa da Silva, 52 anos, não se intimidou com o sol forte e foi logo cedo para realizar os exames de prevenção. “Tenho duas filhas, uma de 25 e outra de 34 anos que moram em São Paulo, e elas sempre me aconselham a cuidar da minha saúde. Há dez anos, tive dois caroços nos seios que não resultaram em nada mais grave, por isso não deixo de fazer os exames com regularidade”, disse a dona de casa.
Para Josefa da Silva, o programa facilita o acesso das mulheres aos exames preventivos que devem ser feitos anualmente. “Essa estrutura montada aqui na minha cidade permite que a gente faça todos os exames em um único dia, por isso também aproveitei para fazer o teste rápido de HIV”, afirmou a dona de casa.
Oficinas
Para sensibilizar as mulheres a cuidarem da saúde, as oficinas ocorrem de forma descontraída e interativa. Em uma das salas de aula da Escola Estadual Arthur Fortes, onde foi montada a estrutura do Bem Mulher, a psicóloga Dalitha Mendonça, arrancou gargalhadas das mulheres presentes. “A ideia é conscientizá-las para olharem o próprio corpo e, se notarem algo de anormal, procurarem imediatamente um médico”, disse a psicóloga.
Números
Em Carira, a estimativa era atender 600 mulheres, número que foi superado. No total, o programa cadastrou 610 cidadãs, conseguindo realizar 537 exames citopatológicos (de lâmina), 375 exames clínicos de mama, 120 testes rápidos de HIV, 59 agendamentos para o mastologista, 46 fichas de interesse para laqueadura tubária (cirurgia para esterilização definitiva), quatro encaminhamentos para inserção de DIU (dispositivo intrauterino) e 49 para o ginecologista.
- Bem Mulher’ leva prevenção e educação em saúde à população feminina de Carira – Fotos: Márcio Garcez/ SES