Belivaldo Chagas e Eliane Aquino participam da posse de Silvio Santos como secretário municipal de Saúde
Numa concorrida solenidade, o vice-prefeito da capital, Silvio Santos, foi empossado como o novo secretário de Saúde de Aracaju, em substituição à Antônio Samarone, que deixou a função por motivos de ordem pessoal. O ato de posse ocorreu no Centro Administrativo José Aloísio de Campos, da Prefeitura de Aracaju, e contou com a participação do governador em exercício, Belivaldo Chagas, e da primeira-dama, Eliane Aquino.
“Essa foi uma feliz escolha do prefeito Edvaldo Nogueira. Ele nomeou uma pessoa que tem capacidade de gestão, e temos a expectativa de que todos possam se unir para dar o apoio que Silvio Santos vai precisar para enfrentar as questões envolvendo a saúde municipal e, conjuntamente com a estratégia de saúde do Estado, realinhá-la com os interesses da população que é a maior meta de qualquer administração”, destacou Belivaldo.
Segundo ele, é imprescindível uma parceria consolidada entre as ações do Governo do Estado e de todas as administrações municipais de Sergipe. “Como o prefeito Edvaldo Nogueira afirmou, além da demanda de Aracaju e dos outros municípios sergipanos, o nosso sistema de saúde também atende a uma grande demanda de outros estados, o que sobrecarrega o nosso funcionamento. Isso só se enfrenta com somação de esforços e ação sincronizada. Este objetivo será facilitado com a habilidade política e os bons relacionamentos cultivados por Silvio Santos”, enfatizou o governador em exercício.
Sobrecarga
Em seu discurso, o prefeito Edvaldo Nogueira apontou dados que demonstram uma demanda que incide sobre o sistema de saúde da capital que é muito superior à própria população de Aracaju, o que demonstra a grande pressão que é exercida no serviço disponível à população.
“Nós temos na capital cerca de 560 mil habitantes, mas registramos uma demanda mensal que supera os dois milhões de atendimentos. Pelos levantamentos que temos, fica constatada a grande demanda de serviços provocada pelos próprios sergipanos, de diversos municípios e, sobretudo, por pessoas oriundas de diversas cidades da Bahia e Alagoas, que buscam aqui um atendimento de maior suporte”, apontou o prefeito.
Ainda segundo o prefeito, essa é uma difícil missão que será enfrentada com coragem, desprendimento e busca de uma ação ainda mais articulada e eficaz com o Governo do Estado e o Governo Federal. “Registramos uma queda nas receitas que nos eram enviadas pelo Governo Federal graças a uma ação do Congresso Nacional. Isso provocou uma queda na qualidade da assistência em todo o país. Diante disso, todas as cidades brasileiras estão vivendo momentos dramáticos na saúde, e é preciso que tenhamos coragem para cobrar uma resolução para as dificuldades de financiamento para a saúde”, registrou Edvaldo Nogueira.
Já o novo secretário, Silvio Santos, afirmou que assume a nova função com a mesma determinação com que assumiu diversas outras funções na administração municipal e em sua vida pública. “Assumo esta difícil tarefa com a mesma euforia, determinação e responsabilidade que orientou toda a minha vida”, afirmou o secretário, ao também fazer um clamor a todos os servidores da saúde municipal para se engajarem a um objetivo comum de buscar a solução integrada para oferecer um serviço de saúde cada vez mais qualificado para a população.
Presenças
Participaram do ato, a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Angélica Guimarães, o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Emmanuel Nascimento, a secretária de Estado da Saúde, Mônica Sampaio, dentre outras autoridades, parlamentares, representantes de entidades ligadas à classe médica, sindicalistas e servidores da saúde.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Belivaldo Chagas e Eliane Aquino participam da posse de Silvio Santos como secretário municipal de Saúde –