[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Há duas semanas os gêmeos Samuel e Natael que nasceram prematuros, estão com a mãe, Regilânia de Farias, na ala verde. Eles estão inseridos no “Método Canguru” da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), unidade gerida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS).

Dilson já passou pelo ‘Método Canguru” há três anos e hoje ele volta, acompanhado da mãe, Daiane Messias Barbosa, para o reencontro dos bebês cangurus em uma festa promovida pela SES nesta sexta-feira, 14. Ele nasceu com seis meses e com 1,5 quilogramas. “Quando meu filho nasceu não imaginei que ele cresceria saudável. Estar nessa festa significa a emoção de tê-lo ao meu lado e reencontrar com a equipe de profissionais e com outras mães que fiz amizade”, disse a mãe com a foto da equipe que a atendeu nas mãos.

Maria Juliana e José Júlio têm apenas três meses. Eles foram levados à festa pelos pais, Acácia Santos da Silva e José Araújo. “Faz oito dias que estou em casa e eu vim para rever os amigos que fiz aqui na maternidade e das colegas mães. Gostei muito do atendimento que recebi”, disse a mãe.

A comemoração tem um significado de estreitamento de laços e fortalecimento de amizade. “Para a gente é muito gratificante reencontrar essas crianças que hoje estão bem e saudáveis. Por ano atendemos uma média de 600 crianças no “Método Canguru” e promovemos essa festa desde 2004”, declarou Alex Santana, médico neonatologista.

Método Canguru

O “Método Canguru” é aplicado para crianças que nascem pré-maturas. Ele tem três momentos. No primeiro a criança é enviada para Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) e a mãe permanece internada na maternidade para acompanhar o filho. Na segunda etapa a criança é enviada para a companhia da mãe, quando aprende a sugar e mamar. Depois que tem alta, na terceira etapa, a criança é acompanhada pela MNSL até os dois anos de idade.   

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.