Banese treina colaboradores para evitar perdas causadas por cheques fraudados
A Superintendência de Controles e Riscos (Sucor) do Banco do Estado de Sergipe (Banese) está concluindo o curso que iniciou em setembro, em parceria com a Superintendência de Auditoria (Suaud), para transmitir aos colaboradores da instituição orientações práticas sobre como reduzir os riscos de fraude no caso de cheques. O curso, denominado de ‘Como Mitigar Riscos – Cheques Fraudados’, vem sendo ministrado pela auditora do Banco, Eloina Oliveira Santos.
O treinamento é destinado a todos os coordenadores de caixa, caixas-executivos, gerentes de negócio, gerentes administrativos e gerentes gerais de todas as agências do Banese, na capital e no interior. Além deles, também participam alguns técnicos bancários, como foi o caso de Daniel Felipe Viana Munduruca, da Área de Gestão de Riscos (Arger).
Para Daniel, o curso foi bom por mostrar para o pessoal do caixa e gerentes as fraudes mais usuais, além de sugerir mudanças de hábitos. “Da mesma forma que se recomenda que se conheça uma nota falsa pelo tato, ou pela visão, pede-se que você faça o mesmo com a folha de cheques, no sentido de evitar perdas tanto para o banco como para o caixa”, observou.
A gerente de Negócios da Agência Atalaia, de Aracaju, Edilde Alves de Oliveira Cruz, também elogiou a iniciativa. “Tivemos um curso bastante esclarecedor, que mostrou detalhes que eu não sabia que se tratavam de itens de segurança, a exemplo das linhas vermelhas que aparecem no lado direito das folhas de cheque. Também foram mostradas várias formas de fraude, clonagem, adulteração, o que nos deu uma boa idéia do que pode ser feito para se fraudar um cheque”, disse Edilde.
Controles internos
De acordo com a gerente da Área de Controles Internos e Compliance (Arcic), da Sucor, Maria do Carmo Silva Hora, o treinamento ‘Como Mitigar Risco – Cheques Fraudados’ faz parte das ações que o Banese vem desenvolvendo para disseminar a cultura de controles internos na instituição.
“Precisamos investir no desenvolvimento das pessoas na organização, despertando a consciência dos colaboradores para os controles que mitigam riscos e evitam perdas operacionais, difundindo os normativos e políticas do Banco não só através do sistema de Compliance, mas também através de treinamentos, palestras e workshops”, disse a gerente.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Banese treina colaboradores para evitar perdas causadas por cheques fraudados – O treinamento está sendo realizado no auditório do Centro Administrativo do Banese (CAB)
- no Distrito Industrial / Fotos: (Ascom/Banese)