Banese oferece serviços do microcrédito em Itabaiana
Com os R$ 300 conseguidos através da linha de microcrédito do Banco do Estado de Sergipe, na manhã desta sexta-feira, 9, no ‘Sergipe de Todos’, a feirante Maria José de Jesus, 49, vai investir na banca de macaxeira, batata e inhame montada todas as quartas e sábados no centro de Itabaiana. Assim como ela, centenas de trabalhadores informais e pequenos produtores rurais da capital do Agreste sergipano estão sendo beneficiadas com a oferta de microcrédito do Banese e serviços do BaneseCard, patrocinador do projeto. Ao lado do estande da Saúde, os serviços do Banco entram na lista dos mais procurados nas três edições do projeto.
"Com esse dinheiro vou aumentar as mercadorias da minha banquinha. Vai ajudar nas vendas e no retorno para manter as seis pessoas que sustento", contou a feirante Maria José de Jesus.
De acordo com o presidente do Banese, João Andrade, é justamente essa clientela que o Banco prioriza nas ações de interiorização do desenvolvimento econômico em Sergipe. "A oferta de microcrédito permite a inclusa pela renda principalmente das camadas menos favorecidas. Trabalhadores informais, agricultores rurais, pequenos produtores agropecuários, que contam com nossa cobertura e com a vantagem dos investimentos retornarem para o próprio mercado sergipano", apontou Andrade.
Quem foi à feira da cidadania, montada na Praça da Matriz, também teve a oportunidade de conhecer e aproveitar o trabalho desenvolvido pela Associação Musical Lyra Nossa Senhora da Conceição. Patrocinada pelo Banese, a Filarmônica mais antiga do país em atividade foi de Elvis a Ary Barroso, de Tim Maia a Eric Clapton, entre trompetes, sax e bateria. "Nunca tinha visto uma orquestra tocar. É bonito e animado", comentou a lavradora Mirtes Santana, 49, de mãos dadas com o neto Emerson, 5.
O Governo, através do Banese e da Secretaria de Estado da Cultura, vai investir R$ 356.100,00 na Associação Musical Lyra Nossa Senhora da Conceição. O patrocínio vai custear despesas com a aquisição de instrumentos musicais e conceder bolsas de estudos a alunos da rede pública municipal e estadual na cidade de Itabaiana.
Mais de 500 jovens participaram das atividades desenvolvidas pela Filarmônica. Meninos como o adolescente Tássio Leite, 17 anos, seis de trompa. "Com a música da Lyra eu aprendi a ter mais sensibilidade, cidadania e a interagir com as pessoas ao meu redor", afirma o estudante, sob a batuta do maestro Valtênio Alves de Souza.
O projeto
O ‘Sergipe de Todos’ é resultado da parceria entre órgãos estaduais, federais, municipais e iniciativa privada. A Fecomércio, o Sesi, o Senac, o Sesc, a Federação das Indústrias de Sergipe (Fies), a Prefeitura de Itabaiana, o Tribunal de Justiça de Sergipe, o Ministério Público Estadual (MP), o Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária (Incra), o INSS, a Caixa Econômica Federal e a empresa de telefonia Oi são exemplos de parceiros que se uniram ao Governo do Estado para a realização do evento.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Banese oferece serviços do microcrédito em Itabaiana – Maria José de Jesus / Foto: Cesar de Oliveira/ASN