Banese assina Acordo de Resultados do Projeto de Fortalecimento do APL de Petróleo
O Banco do Estado de Sergipe (Banese) participou, na última quinta-feira, 22, no Hotel Radisson, da assinatura do Acordo de Resultados do Projeto de Fortalecimento do APL de Petróleo, Gás, Energia e Mineração, promovido pelo Sebrae/SE e Petrobras/ UN-SEAL. Na oportunidade, foi realizado o lançamento do novo portal da Rede PetroGas-SE, reestruturado para se adequar às atuais necessidades das empresas e instituições da rede.
Dentro dos objetivos do Projeto de Fortalecimento do APL de Petróleo, Gás e Mineração estão previstos: a promoção, a inserção competitiva e sustentável de empresas locais nas cadeias produtivas de petróleo, gás, energia e mineração, visando à adequação da base de fornecedores e estimulando processos locais de desenvolvimento, com ênfase na micro e pequenas empresas, explicou Eugênio Dezen, gerente Geral da Petrobras/UN-SEAL.
O presidente do Banese, Saumíneo Nascimento, assinou o Acordo de Resultados no qual os participantes assumem o compromisso de contribuir, no âmbito de suas vocações institucionais e programas em execução, apoiando as ações e demais iniciativas necessárias à obtenção dos resultados previstos no Projeto e provendo os meios para a sua execução, de acordo com a disponibilidade orçamentária, de recursos humanos e de infra-estrutura. “Trata-se de uma importante oportunidade de inserir o Banco entre os financiadores do Setor e o Banco possui linhas e programas em condições adequadas para o atendimento da demanda”, observou Saumíneo Nascimento.
Os Arranjos Produtivos Locais são aglomerações de empresas localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm algum vínculo de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa. Em Sergipe, o Projeto de Fortalecimento do APL de Petróleo, Gás e Mineração está dividido em três territórios: Grande Aracaju (Aracaju, Itaporanga, Riachuelo, Santo Amaro, São Cristóvão), Sul sergipano (Estância), Leste Sergipano (Carmópolis e Japaratuba).
De acordo com a gestora da Área de Petróleo, Gás e Mineração do Sebrae, Ana Lucia Nunes Oliveira, trata-se de um momento de parceria diante da expectativa com o Pré Sal, principalmente em ampliar a cadeia de fornecedores e inserir, ainda mais, as empresas de Sergipe para que continuem com o destaque que elas já têm. “O Banese é uma instituição importante para Sergipe e pode se inserir como financiador dessas empresas, pois estamos ampliando a cadeia de fornecedores. Pela experiência do banco em outras cadeias produtivas cria uma expectativa de que ele atue fortemente nesse processo e consiga nos ajudar no trabalho de alavancar essas empresas”, afirmou Ana Lucia Nunes Oliveira.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Banese assina Acordo de Resultados do Projeto de Fortalecimento do APL de Petróleo – Saumínio Nascimento
- presidente do Banese