Banese apóia programa de produção de sementes certificadas
O Banco do Estado de Sergipe (Banese) está apoiando o programa do Governo do Estado que pretende alcançar, nos próximos quatro anos, a auto-suficiência na produção de sementes de qualidade para utilização na agricultura estadual. Como parte desse programa, idealizado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e Agrário (Seagri), o Banese realizou, nesta semana, 27 operações de custeio agrícola que vão possibilitar a produção de 144,7 toneladas de sementes certificadas de milho para distribuição entre agricultores familiares do Estado.
Os contratos foram assinados por representantes do banco e da Seagri com agricultores associados da Cooperativa dos Produtores do Perímetro Irrigado Califórnia, localizado no município de Canindé do São Francisco, a 213 quilômetros de Aracaju. Pelo acordo firmado entre os participantes, ficou estabelecido que as sementes produzidas pelos agricultores do Perímetro Irrigado serão adquiridas pelo Governo do Estado, através da Seagri, que também se compromete a dar assistência técnica aos produtores.
Durante a solenidade de assinatura dos contratos, o presidente da Cooperativa dos Produtores, José dos Santos, disse acreditar no sucesso do programa estadual de sementes certificadas. "O programa tem tudo para dar certo porque os agricultores contam com a produção assegurada pelo financiamento do Banese e com a assistência técnica e a comercialização garantidas pelo Governo", disse ele.
A solenidade reuniu dezenas de produtores e foi presidida pelo secretário de Estado da Agricultura, Paulo Viana, que estava acompanhado pelo presidente do Departamento de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Deagro), Jefferson Feitoza de Carvalho, e pelo presidente do Departamento Estadual de Recursos Hídricos e Irrigação (Dehidro), Vander Costa, entre outros representantes do Governo.
Também compareceram ao ato de assinatura dos contratos o prefeito do município de Canindé do São Francisco, Orlando Andrade, e o diretor de Crédito de Desenvolvimento do Banese, Edson Caetano, além do gerente da Área de Crédito Rural do banco, Lauro Monteiro Rocha.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Banese apóia programa de produção de sementes certificadas – Foto: Amark/Banese