[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Banco de Leite Humano (BLH) Marly Sarney, referência em coleta, pasteurização e distribuição de leite materno em Sergipe, e que integra a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), os Bancos de Leite Humano Enfermeira Joed Bittencourt Andrade, de Lagarto, e Irmã Rafaela Pepel, de Itabaiana, foram contemplados com o Prêmio Nacional de Excelência dos Centros Estaduais de Banco de Leite Humano, na categoria Ouro.

A entrega do certificado da premiação foi realizada por representantes do Instituto Fernandes Figueira, órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS), durante a cerimônia de abertura do Congresso de Bancos de Leite da região Sudeste, que aconteceu de 16 a 18 de outubro, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

A premiação foi organizada pelo Programa Iberoamericano de Bancos de Leite, com patrocínio da coordenação geral da Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, e desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), através do Instituto Fernandes Figueira, onde funciona o Banco de Leite Nacional, que é modelo de referência para os Bancos de Leite Estaduais.

A gerente do BLH Marly Sarney, Hélia Karla Agapito, explica quais foram os requisitos para que a unidade fosse beneficiada com a premiação. “Fornecemos esclarecimentos sobre o sistema de produção da unidade (que estimula as mães a realizar o aleitamento materno), sobre a pasteurização adequada do leite, a distribuição do leite coletado e informações de gestão. Todos os Bancos de Leite Humano de Sergipe conseguiram alcançar a marca de 98% no indicador, em uma escala que vai de 0 a 100”, explica.

Hélia Agapito comemora os bons resultados alcançados do BLH no congresso. “Foi com uma grande satisfação que recebemos este prêmio tão importante. Ele é fruto de um trabalho realizado por toda a equipe que compõe a unidade. Nosso foco é estimular o aleitamento materno, que é a medida mais eficaz para diminuir a mortalidade infantil e garantir uma melhor qualidade de vida ao recém nascido”, celebra.

De acordo com a gestora da Linha de Cuidados de Saúde da Criança da SES, Márcia Estela Lopes, “essa premiação vem prestigiar e engrandecer o trabalho realizado de forma humanizada e com qualidade nos Bancos de Leite de Sergipe pelos seus profissionais. O trabalho realizado em conjunto garante o sucesso dos serviços prestados”.

O superintendente da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, Luís Eduardo Correia, ressalta que “o trabalho desenvolvido com afinco pelo Banco de Leite Marly Sarney reflete na humanização do atendimento e no desenvolvimento com a saúde que queremos para a população assistida por este Banco de Leite, preocupação maior da gestão atual da Fundação Hospitalar de Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde”.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.