[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Banco de Leite Humano Marly Sarney (BLH) passa por dificuldades quanto à captação do excesso de leite doado por mães que estão amamentando. Houve uma redução do volume coletado nos meses de dezembro de 2009 e janeiro deste ano. A informação é da coordenadora do BLH, Hélia Karla Agapito. Ela faz um apelo para que as mães que têm leite em excesso procurem a unidade.
 
Atualmente, apenas seis doadoras estão cadastradas no banco, sendo coletados menos de 500ml por dia. “Nunca tínhamos chegado a um número tão baixo de doadoras ativas e a um volume de um pouco mais de 1 litro, o que antes era de 2,5 litros a 3 litros por dia”, salienta Hélia Karla.
 
Por causa da baixa captação, o Banco de Leite não está conseguindo atender às solicitações das maternidades que têm Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin). “Só estamos enviando o que temos para a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, mesmo assim, abaixo do normal. Esta semana, por exemplo, deixamos de atender outras unidades por falta de leite humano no estoque”, explica a coordenadora.
 
Segundo ela, até o Banco de Leite de Itabaiana, que é o maior parceiro do BLH, está passando por situação parecida, e o de Lagarto conseguiu fazer a captação e doação para o órgão. “A situação é preocupante, por isso faço um apelo às mães que estão amamentando e que têm leite em excesso para que doem o leite, já que ele salva a vida de bebês prematuros que estão nas Utins”.

Festas

Hélia Karla acredita que os motivos da baixa doação estão relacionados às festas de final de ano e ao período de férias. Ela aproveita para pedir a colaboração dos profissionais de saúde que atendem gestantes e mães, para que façam uma sensibilização buscando intensificar o aleitamento materno.
 
“Agora é o momento de união e participação de todos: profissionais de saúde, família e toda a comunidade no incentivo à amamentação. O Banco de Leite apoia essa ação e oferece suporte para as mães que precisam tirar dúvidas, além de coletar o leite doado na residência das doadoras, pasteurizar e distribuir o produto nas maternidades”, destaca.
 
O Banco de Leite Marly Sarney funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na rua Recife, s/n, vizinho à antiga Maternidade Hildete Falcão Batista, no bairro José Conrado de Araújo. O telefone para contato é o (79) 3226-6335.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.