[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, inaugurou no final da tarde de ontem, dia 12, a Unidade de Saúde da Família Manoel Souza Pereira, localizada no bairro Jabotiana. A nova unidade atenderá cerca de 2.524 famílias dos conjuntos Sol Nascente, JK e Santa Lúcia.
Estiveram presenciando a inauguração diversos secretários municipais, entre eles o anfitrião Rogério Carvalho (Saúde), Silvio Santos (Orçamento Participativo), Oliveira Júnior (Administração), Cristian Góes (Comunicação), Nilson Lima (Finanças), Mônica Maciel (Controle Interno), Conceição Vieira (Fundação Municipal do Trabalho) e Sérgio Ferrari (Emurb). A solenidade também contou com a presença dos vereadores Antônio Samarone, Magal da Pastoral, Nilza Santana, Marcélio Bomfim e Ronildo Almeida.
A unidade de saúde da Jabotiana, que foi inaugurada com a benção do frei Isaias, da Igreja dos Capuchinhos, oferecerá serviços que vão desde a atividade básica como: curativo, vacina, aerosol e aplicação de injeção; até o desenvolvimento de programas de hipertensão, diabetes, entre outros. Os moradores das comunidades atendidas também contarão com os serviços de uma equipe de saúde bucal.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Rogério Carvalho, a inauguração desta unidade de saúde demonstra a preocupação da administração municipal com a saúde pública em Aracaju, desenvolvendo uma nova política nessa área. “Queremos oferecer através de nossas unidades de saúde, um espaço de vida para população”, disse.
O secretário anunciou que já foi homologado o pedido de licitação para que sejam adquiridas as quatro UTI´s móveis, além de duas vans, que serão utilizadas pelas pessoas que possuem dificuldades de locomoção. “Esses cidadãos se locomovem em carros estreitos e pequenos. Com a aquisição dessas vans daremos conforto para eles”, comentou Rogério Carvalho.
Em seu discurso, o prefeito Marcelo Déda fez um breve relato de seus 14 meses de administração, especificamente na área da saúde, no qual informou às dezenas de pessoas que estavam presentes na solenidade, que até o próximo mês de julho a prefeitura estará entregando sete novas unidades de saúde, num investimento de cerca de R$ 2 milhões.
Quanto à saúde, Déda enfatizou a implantação do programa “Saúde Todo Dia”, lançado na última sexta-feira, que segundo ele, é a reconstrução e reorganização da saúde do município. O prefeito disse que com esse programa a prefeitura garantirá a aquisição de novos equipamentos, maior logística na obtenção de remédios para as farmácias públicas, entre outros benefícios. “Garantiremos um serviço de melhor qualidade”, afirmou.
Outros pontos positivos apresentados pelo prefeito foram o crescimento no número de equipes de PSF – Programa de Saúde da Família -, de 44 em janeiro de 2001 para 74 no mês de março de 2002, e o recorde de distribuição de cartões do SUS, 250 mil.
Ainda durante a solenidade de inauguração ocorreu a apresentação do grupo de idosos “Bom Viver” e no final o prefeito foi presenteado com um bolo pela passagem de seu aniversário, ocorrido na última segunda-feira, dia 11.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.