[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Criança e política é uma combinação que vem dando certo na atual administração municipal. Prova disso é a eleição de mais um prefeito mirim, Caio César Andrade, uma vice-prefeita, Joyce Vasconcelos, além de 24 vereadores que participaram de plenárias do Orçamento Participativo Mirim. Ontem, dia 10, as crianças já começaram a sentir o peso da responsabilidade pública, pois tiveram uma manhã agitada com uma agenda cheia.
Primeiro, participaram de uma sessão na Câmara Municipal de Aracaju, onde puderam conhecer os vereadores e saber um pouco mais sobre a função do Legislativo municipal. Concentrados, prestaram bastante atenção na programação e no que os vereadores profissionais disseram. “Essa iniciativa é importante para motivar as crianças na participação política, é um despertar da consciência para o entendimento da cidadania”, comentou o vereador Magal da Pastoral (PT).
Já a vereadora Nilza Santana (PMDB), disse que as crianças estão de parabéns porque através da ingenuidade elas conseguiram demonstrar preocupação com a comunidade a qual pertencem.
Encerrada a sessão, as crianças foram conhecer o prefeito, mas antes pararam para uma outra reunião. Só que dessa vez liderada pelos fantoches (bonecos de pano) que passaram para elas orientações políticas de uma maneira descontraída durante uma mini-peça teatral. “É muito importante saber passar o conhecimento político para as crianças da forma que elas entendem. Nesse momento de eleições, as crianças se sentem influenciadas pela propaganda eleitoral e pela sociedade, então a forma lúdica é ainda a melhor maneira de passar responsabilidades sem pressão”, disse a assistente social Jucileide Costa Vasconcelos.
E cumprindo a agenda, às 11 horas as autoridades mirins foram recebidas e diplomadas pelo prefeito de Aracaju em exercício, Edvaldo Nogueira, que com um nítido orgulho demonstrou a preocupação da prefeitura com as crianças de Aracaju. “Esse é um dia muito importante, pois é o marco de um trabalho árduo e cotidiano desenvolvido por profissionais da Secretaria de Participação Popular”, disse.
As crianças também mostraram emoção e comprometimento com o futuro do país. “Hoje sou prefeito mirim, amanhã posso ser presidente do Brasil, só depende do meu interesse”, afirmou Caio César Andrade, sendo bastante aplaudido pelos demais colegas mirins e autoridades presentes ao evento.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.