[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]As eleitas para os cargos de prefeita mirim 2003, Joyce Vasconcelos, vice-prefeita, Juliana Alencastro, e os 27 vereadores mirins escolhidos durante as plenárias do Orçamento Participativo Mirim este ano, participaram na manhã de hoje, dia 9, de uma sessão especial na Câmara de Vereadores de Aracaju. A visita fez parte do calendário estabelecido pela Secretaria Extraordinária de Participação Popular (Sepp) em comemoração ao Dia da Criança, 12 de outubro.

Durante a sessão, iniciada às 9h30 e presidida pelo vereador Gilson Vasconcelos, a prefeita mirim Joyce Vasconcelos, 7 anos, aluna do Colégio Lavousier e moradora da Farolândia, expôs suas propostas. “A nossa cidade precisa de mais creches, casas populares e bibliotecas públicas”, afirmou. Joyce também demonstrou sua preocupação com o meio-ambiente e a situação dos meninos e meninas em situação de risco. “Quero dar oportunidade às crianças que ainda estão nas ruas porque todos têm que estudar”, frisou.

A vice-prefeita Juliana Alencastro, 11 anos, moradora da Atalaia e estudante do Oratório Nossa Senhora Auxiliadora, destacou a necessidade de cuidar das famílias das crianças da cidade para garantir uma infância melhor. “A gente tem que dar mais emprego para os pais para que eles possam sustentar seus filhos”, disse. Em relação à infraestrutura turística da capital, Juliana foi enfática. “Vamos reformar o Parque dos Cajueiros e fazer mutirões de limpeza das praias porque elas são muito bonitas e importantes para os turistas”.

Durante a solenidade, o secretário de Participação Popular, Anderson Farias, lembrou o objetivo da proposta do OP Mirim e disse que as demandas das crianças serão incorporadas ao plano de investimentos do ano de 2004. “Ao contrário do que se possa imaginar, a meninada não pede apenas por parquinhos e áreas de lazer. Eles têm realmente a noção dos problemas mais sérios de suas comunidades nas áreas de saúde, educação, enfim, da infraestrutura urbana”, constatou.

Anderson disse ainda que o OP Mirim está se expandindo para outras cidades do Brasil. “A Prefeitura de Vitória (ES) solicitou recentemente informações sobre a iniciativa, assim como dezenas de outras cidades de pequeno, médio e grande porte”.

Os vereadores da Câmara de Aracaju também fizeram questão de parabenizar a Prefeitura de Aracaju pelo desenvolvimento do OP Mirim. “É uma alegria para nós vermos essas crianças participando de forma direta dos problemas que afligem a nossa população”, afirmou a vereadora Nilza Santana. O vereador Magal da Pastoral disse que participou da maioria das plenárias do OP este ano e ficou satisfeito com a ampliação do programa. “As plenárias foram realizadas em todos os bairros de forma mais dinâmica, com teatro, música. A prefeitura está formando cidadãos mirins de hoje para que eles sejam os cidadãos adultos conscientes de amanhã”, declarou.

Os vereadores Antônio Samarone, Antônio Góes e Pedrinho Andrade também discursaram. Andrade aproveitou o momento para convidar as autoridades mirins para visitarem com mais freqüência a Câmara. “Quero que vocês venham acompanhar nossas sessões e tragam seus colegas e familiares para conhecer o dia a dia desta casa”, finalizou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.