Autoridades destacam amplitude da campanha ‘Sou sangue bom. Sou esportista’
O secretário de Estado do Esporte e do Lazer, Maurício Pimentel e o diretor geral do Instituto Parreiras Horta, o médico Roberto Gurgel, destacaram os objetivos da campanha ‘Sou sangue bom. Sou esportista’, lançada na manhã desta quinta-feira, 7, no auditório do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose).
A solenidade contou com as presenças de atletas sergipanos e presidentes de federações de esportes amadores, funcionários da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel) e representantes do Hemose. A parceria entre Hemose e Seel levará atletas de uma determinada modalidade esportiva para ser doador voluntário.
O diretor do Parreiras Horta, Hugo Gurgel, destacou as dificuldades e a deficiência no estoque de sangue do Hemose. “Temos muita carência na captação de sangue, para que tenhamos um estoque ideal. Por isso que formamos parcerias e campanhas de mobilização da comunidade. Esse é um problema enfrentado não somente em Sergipe, mas em todo o país. Estima-se que a queda das doações de sangue é de 25%. Então, é preciso que a sociedade se mobilize. Os atletas têm essa capacidade de mobilização muito grande. Sangue não se compra. Daí a necessidade de mantermos um bom número de doadores voluntários”, explicou Roberto Gurgel, revelando que o Hemose vai retornar com palestras em colégios, para incentivar o surgimento do doador voluntário.
O diretor do Hemose ressaltou ainda que enfrenta problemas para manter o estoque de sangue e a importância das doações. “A meta é conseguir 140 doações por dia no Hemose. Hoje estamos com 90 doações diárias, mas já tivemos até 120 doações. As pessoas imaginam que para doar sangue tem que ser somente pela manhã e em jejum. Na verdade a doação pode ser feita no período da tarde, basta ligar e agendar”, destaca Roberto Gurgel.
O secretário Mauricio Pimentel ressaltou a parceira e enfatizou a satisfação em estar contribuindo para o aumento do estoque de sangue do Hemose. ”Sangue é vida. Onde há sangue existe vida. É assim desde os tempos bíblicos, há mais de 3 mil anos, onde o sangue tinha o seu valor religioso”, citou Pimentel, agradecendo as presenças dos funcionários da Seel e, especialmente, os atletas e dirigentes de federações. “Essa é uma demonstração de que vocês entenderam o nosso apelo e aqui compareceram. Quero agradecer a todos”, concluiu o secretário.
Durante a solenidade foi apresentado um vídeo institucional, mostrando detalhes da necessidade de se doar sangue e as melhorias que essa ação pode trazer para as comunidades.
Participaram ainda da solenidade o gerente geral de esportes da Seel, Junior Nunes, e o médico Lucas de Menezes, coordenador técnico do Hemose.
Doações
O Hemocentro esta localizado na Avenida Tancredo Neves, s/n, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e aos sábados, de 8h às 12h. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones: (79)3259-3191 e 3174.
- Autoridades destacam amplitude da campanha ‘Sou sangue bom. Sou esportista’ – O secretário de Estado do Esporte e Lazer
- Maurício Pimentel
- destacou a importância da parceria / Fotos: Joel Luis/Seel