[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Dando seguimento ao curso de cabeleireiro, executado pelo Programa Sergipano de Qualificação Profissional Novos Rumos, acontecem as aulas práticas no Espaço Novos Rumos no bairro Bugio. Iniciado no dia 16 de agosto através do Programa desenvolvido pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), por meio de convênio firmado com o Senac, o curso oferece qualificação profissional às 20 alunas matriculadas na turma.

Segundo a avaliação da instrutora de formação profissional, Sônia Maria Rosa Santos, “o convênio entre a secretaria e o Senac é muito importante por que dá oportunidade ao pessoal de cada bairro e cidade. Para a pessoa que está muitas vezes sem perspectivas, ela realmente abre novos rumos”.

Durante as aulas teóricas, a professora estudou com a turma a administração de um futuro negócio e o atendimento ao cliente independente do ambiente de trabalho ou das diferenças entre os que procuram o serviço de corte e escova, entre outros tratamentos capilares. Ela revela que na turma o potencial na área de beleza está sendo descoberto a cada dia.

O principal trabalho da instrutora é desenvolver a autoestima nas alunas, gerando o apreço pela profissão, através do acompanhamento individual a cada uma delas. “Vou aplicando no aluno essa importância e vou percebendo que eles vão sentindo cada vez mais o desejo de aprender”, avalia Sônia.
Para tanto, Sônia Maria espera que ao término do curso, no mês de novembro, cada aluna possa prosseguir no aprimoramento das habilidades adquiridas. Este é o anseio de Ana Bernardete Pinto Andrade, 31 anos. A aluna diz que quer fazer outros cursos na área da estética. “Eu já tenho o de depilação há 16 anos, quero me reciclar e atuar nessa área”, diz.

Ana elogia ainda a iniciativa do governo em ofertar os cursos nos Espaços Novos Rumos dos principais bairros de Aracaju. Para ela o programa é importante porque proporciona novas chances para as pessoas de baixa renda que procuram vagas no mercado de trabalho. “A procura é grande”, avalia.

Novos Rumos

Lançado em agosto de 2011, o ‘Novos Rumos’ resgata a autoestima e oferece à população de baixa renda com perfil para fazer parte do Cadastro Único (CadÚnico) conhecimentos para que cada participante dos cursos esteja mais habilitado a buscar uma vaga no mercado de trabalho.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.