[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Com o intuito de qualificar as mães de crianças e adolescentes inseridos nos projetos sociais, a Prefeitura de Aracaju já iniciou a versão 2004 do Programa de Geração de Renda, que integra o Projeto Casas de Família que dará assistência integral aos jovens e também à sua família. Em aula inaugural, realizada no Centro de Referência da Assistência Social Criança, Adolescente e Família Professor Gonçalo Rollemberg Leite – a primeira Casa da Família de Aracaju, que funciona no antigo CSU da rua Alagoas -, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com o Governo Federal, começou processo de qualificação que atenderá um universo de 450 membros de famílias com filhos inseridos em projetos sociais da PMA, a exemplo do Criança Cidadã, Agente Jovem e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Peti.

O Programa de Geração de Rende promoverá uma série de cursos profissionalizantes, que vão proporcionar à família o pleno exercício da cidadania. A vereadora Conceição Vieira, secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, participou da aula inaugural e impressionou as mães assistidas por 15 centros onde acontecerão os cursos profissionalizantes. “Eu hoje saio daqui com um novo rumo, com esperança de aprender mais, de me encontrar em alguma profissão. Tenho certeza que esse curso será uma benção”, enfatiza Maria de Lourdes Vieira, 39, que tem dois filhos no Peti e fará o curso de Produção de Alimentos no bairro Lamarão.

No pronunciamento de abertura, Conceição Vieira exaltou a necessidade de se trabalhar de forma integrada a criança, o adolescente e sua família. “A preocupação desta gestão em desenvolver este programa é que vocês descubram seus talentos, potenciais, que mudem a forma de pensar, através dos trabalhos em grupo e das novas experiências, para que também seus filhos mudem”, explica Conceição Vieira. “Se a gente ensina a criança que é preciso partilhar e a mãe ensina o contrário, ela vai seguir o seu coração, que está na
família, que é a sua referência afetiva”, enfatiza.

Para a instrutora do curso Higiene e Beleza, Roseneire Santos de Jesus, 31, esses cursos trarão uma nova vida para as famílias carentes. “Esses cursos profissionalizantes além de abrirem muitas perspectivas para essas 450 famílias também descobrirão muitos talentos”, diz Roseneire.

Casas de Família
Os cursos abrangerão quatro áreas: Produção de Alimentos, Jardinagem e Horticultura, Confecções e Higiene e Beleza, que serão ministrados em 15 centros comunitários da capital. “Em cada curso estarão participando 30 mães”, explica a coordenadora dos cursos de qualificação profissional do Programa Geração de Renda, Maria José Santana Santos.

Os cursos de Produção de Alimentos, Jardinagem e Horticultura e Confecções terão uma carga horária de 332 horas, sendo que 132 voltadas para atividades básicas, onde serão trabalhados temas como educação para cidadania e desigualdades sociais, 50 horas para atividades específicas, como conhecimento de como fazer um bom atendimento ao cliente, e as 150 horas restantes serão utilizadas em atividades práticas. Já o curso de Higiene e Beleza abrangerá 250 horas, que contemplarão aulas de manicure e pedicure, tratamento facial e cabelo. Os cursos serão encerrados no mês de agosto deste ano.

Bairros contemplados
Nesta primeira etapa do Programa, a Prefeitura de Aracaju oferecerá os cursos nos bairros Veneza, Pereira Lobo, Farolândia, Jabotiana, Manuel Preto, São Conrado, Santo Antônio, Santa Maria, Lamarão, Japãozinho, Coroa do Meio, Porto Dantas, Getúlio Vargas, José Conrado de Araújo e povoado Aloque.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.