[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Acontece nesta segunda-feira, 10, a aula inaugural do programa Sergipe Alfabetizado no Sistema Prisional em Sergipe, a partir das 9h, no presídio de Areia Branca. O evento está sendo coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) e conta com a parceria do programa Brasil Alfabetizado do Ministério da Educação (MEC), da Secretaria de Justiça e Cidadania, por meio do Desipe e da Fundação Banco do Brasil.

Segundo o professor José Genivaldo Mártires, coordenador do Sergipe Alfabetizado, serão formadas 17 salas de aula, com um atendimento total para 302 presos. "Em Aracaju, teremos 69 alunos no presídio feminino e no Hospital de Custódia. No município de Areia Branca serão 54 alunos, em Nossa Senhora da Glória o programa atenderá 27 presos, em São Cristóvão serão mais 119, fechando em Tobias Barreto com 33 pessoas que irão participar do processo de alfabetização", informou.

Para atender a esses alunos a Secretaria da Educação realizou uma capacitação com 136 professores, que além de atender ao Sistema Prisional, participarão de turmas formadas nos pólos de Aracaju e São Cristóvão. "É fundamental que os professores participem dessas atividades pedagógicas, já que o programa exige a adoção de metodologias específicas, voltadas para a reintegração de indivíduos que abandonaram o processo de escolarização há muitos anos ou que nunca estiveram na escola", explicou.

Para o professor e alfabetizador Thiago Costa Neves, que atuará no Presídio de São Cristóvão, a expectativa é grande em relação ao início das aulas. "Essa parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Justiça é fundamental para que o programa realmente atinja diversos segmentos da sociedade, erradicando o analfabetismo. Hoje, ninguém gosta de dizer que é analfabeto. Então, a melhor alternativa é a educação", destacou.

O Sergipe Alfabetizado visa atender 120 mil jovens e adultos durante um período de quatro anos. As atividades estão previstas para acontecer em 69 cidades sergipanas, sendo que em Aracaju, São Cristóvão e no Sistema Prisional, as aulas começarão na próxima segunda-feira, 10.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.