[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A partir das 19 horas desta quarta-feira, dia 18, o sonho de cerca de 1.500 jovens com idade entre 18 e 24 anos, de concluir o ensino fundamental, começa a ser realizado, com a aula inaugural do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, o ProJovem. A grande aula acontece no Iate Clube de Aracaju e contará com a presença do prefeito Marcelo Déda, da secretária municipal da Educação, professora Tereza Cristina Cerqueira da Graça; de Gilva Alves, assessora de Articulação dos Municípios do Governo Federal e membro da Coordenação Nacional do ProJovem, e do secretário Nacional de Políticas para a Juventude, Beto Cury.

O ProJovem em Aracaju irá beneficiar três mil jovens, que inclusive não possuem nenhum vinculo empregatício, uma das condições para o recebimento da bolsa no valor de R$ 100 que o governo Federal irá pagar todos os meses. O curso tem duração de 12 meses e nele, além dos conhecimentos específicos do ensino fundamental, os alunos também receberão qualificação profissional voltada para a inserção produtiva cidadã, pois dentre os objetivos do ProJovem está o de formar pessoas capazes de desenvolver ações comunitárias com práticas de solidariedade, exercício da cidadania e intervenção na realidade local.

Em Aracaju, o programa esta sendo executado e coordenado através da parceria entre as secretarias municipais da Educação, de Governo, da Assistência Social e Cidadania e da Fundação Municipal do Trabalho. Os pouco mais de cem educadores que estão trabalhando no programa foram escolhidos através de uma equipe composta por profissionais selecionados pela UFS e capacitados em Recife, através de cursos realizados pela coordenação nacional.

Nenhum dos educadores possui vínculo com a Prefeitura de Aracaju e também foram escolhidos e capacitados através da coordenação nacional, também responsável pelos salários, cujos valores seguem os estabelecidos por cada plano de carreira das classes profissionais. Para atender a todos os inscritos e matriculados no Programa Nacional de Inclusão de Jovens, foram montadas estações de aula em 20 escolas da rede municipal da Educação, com o objetivo de facilitar o acesso dos estudantes, fazendo com que tivessem aulas dentro ou o mais próximo possível da comunidade onde moram.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.