[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os auditores fiscais da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) da Prefeitura de Aracaju estão reunidos no Hotel Aquários durante todo o dia de hoje para discutir os instrumentos de modernização e controle da administração e fiscal do município. O evento, promovido pela administração municipal numa iniciativa do Sindicato dos Auditores e Fiscais de Tributos do Município de Aracaju (Sinaf), prossegue com palestras e debates até às 17 horas.

“Nós ficamos muito felizes em ver que o Sinaf quer discutir seus problemas e dar saltos de qualidade no trabalho que executa. Isso vem de encontro ao que pensa a administração municipal e à luta do secretário de Finanças, Oliveira Júnior, cuja luta é a modernização da máquina pública para que ela funcione de forma perene a despeito das cores partidárias de quem a comanda”, disse o secretário municipal de Governo, Sílvio Santos, que também está no exercício da chefia de gabinete do prefeito Edvaldo Nogueira e o representou na solenidade.

Para aperfeiçoar a capacidade de gestão administrativa e tributária da Sefin, os auditores da prefeitura vão utilizar o encontro para traçar instrumentos que possam melhorar a aparelhagem fiscal da secretaria através do desenvolvimento de sistemas informatizados, manuais de procedimentos e aumento de informações e serviços disponibilizados aos contribuintes através da Internet.

“A população já percebeu que levar as decisões públicas para o âmbito municipal reflete diretamente no grau de participação da sociedade e na qualidade de vida das pessoas. Discutir a autonomia financeira das cidades é uma das questões centrais a ser enfrentada pelo Brasil hoje e, para avançar na consolidação do modelo republicano, é fundamental que os municípios possam assumir na plenitude as competências que a Constituinte definiu”, frisou o secretário municipal de Finanças, Oliveira Júnior.

Durante toda a manhã os participantes do evento vão assistir às palestras: “Os Desafios da Gestão Pública” – ministrada pelo coordenador executivo do Programa Nacional de Gestão e Desburocratização (Gespública/SE); “O Plano Diretor e Sua Influência na Gestão Municipal” – proferida pela arquiteta e urbanista Ana Néri, especialista em Planejamento Urbano; e “Planta Espacial de Valores (IPTU/ITBI)” – proferida pelo auditor de tributos municipais e diretor de Cadastro Imobiliário, João Freire Prado.

De acordo com a presidente do Sinaf, Vera Motta, a tecnologia da informação mudou a relação entre as pessoas e o poder público e, por isso, o debate sobre a modernização tributária é essencial. “Precisamos aperfeiçoar os trabalhos técnicos e inovar na produção de conhecimento para desburocratizar a administração pública; tudo isso sem aumentar a carga tributária e, aliando à eficiência que já tínhamos, a eficácia na qualidade dos serviços que prestamos”, avaliou. O procurador geral do município, Luiz Carlos Santana, também participou da abertura do Fórum Tributário.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.