[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Representantes da comissão de trabalho de Infraestrutura Básica e Turística do Fórum Estadual de Turismo de Sergipe (Fortur) estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira, 8, na Secretaria de Estado do Turismo de Sergipe (Setur). Na reunião, foram discutidos os projetos de atracadouros de apoio ao turismo, que fazem parte do conjunto de ações do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), em parceria com a Secretaria de Infraestrura (Seinfra) e Setur.

De acordo com os projetos, que foram conceitualmente elaborados pelo Governo de Sergipe, a ideia é que se crie uma nova dinâmica turística ao longo do rio São Francisco, aproveitando o potencial turístico que existe em cada localidade, integrando este potencial com outras atividades econômicas do setor primário e secundário, além do de serviços. Existe o intuito também de integrar as economias de Sergipe e Alagoas. Ao todo, 18 comunidades serão beneficiadas com as obras. “Foram desenvolvidos alguns estudos econômicos e, na verdade, esses atracadouros servem como um receptivo dessas comunidades sergipanas aos turistas que visitam o estado”, explicou o assessor de projetos especiais da Seinfra, Wirlan Bernardes.

Segundo o assessor da Seinfra, os projetos de arquitetura já foram elaborados no sentido de valorizar o artesanato local e o setor de serviços desenvolvidos por cada um desses povoados. “Há um certo entusiasmo do setor turístico porque esses projetos foram desenvolvidos juntamente com as comunidades, onde foram realizadas 18 audiências públicas nas localidades para que os próprios moradores  desenvolvessem o conceito do projeto. Ele já está pronto e agora vamos partir para a parte executiva para iniciar a obra”, disse.

O secretário de Turismo de Sergipe, Elber Batalha, informou que um possível convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) ajudará na realização das obras que o governo de Sergipe vem desenvolvendo para o setor turístico de Sergipe. “É objetivo primordial desse governo a conclusão das tratativas no empréstimo com o BID. São 100 milhões de dólares para o desenvolvimento do turismo onde grande parte para obras de infraestrura. Não tenho evitado esforços para conseguir este convênio com o BID e a parceria com a Seinfra é de fundamental importância na elaboração dos projetos A vinda desses recursos será um divisor de águas para o setor turístico sergipano”, acredita o secretário.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.