[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Bem acomodada na sala de manejo, a médica Adriana Mota viveu mais um dia de paciente. Após seis anos e meio do nascimento do filho, a geriatra continua recorrendo ao Banco de Leite Humano Marly Sarney (BLH), para fazer a ordenha da mama. “Por mais que eu seja uma profissional de saúde, me senti insegura nos primeiros dias da amamentação. Ao procurar essa ajuda especializada, percebi que através da massagem poderia aumentar a saída do leite e alimentar não só o meu filho, mas também outras crianças”, destacou Adriana.

Atos de generosidade como este, marcaram o Dia Mundial de Doação de Leite Materno, celebrado nesta quinta-feira, 19. Em Aracaju, dezenas de mães procuraram o banco de referência na zona norte da capital, para se somar às doações. Marinheira de primeira viagem, a administradora Ana Cláudia da Silva não pensou duas vezes ao perceber que o fluxo de leite não estava correspondendo ao esperado. “O leite estava empedrando e o meu seio já estava querendo rachar. Fui informada sobre esse atendimento gratuito disponível para mulheres que passam pelo mesmo problema e por isso estou aqui. Fui bem acolhida, a equipe me atendeu com carinho e agora descobri que posso até doar, fazendo a coleta regularmente”, comentou surpresa.

Exemplo

Funcionária da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), Geovânia de Carvalho é um exemplo de amor ao próximo. A auxiliar de enfermagem integra a equipe da sala de manejo, instalada na Ala Verde da unidade. Ao dar à luz à pequena Maria Luiza, decidiu praticar o gesto que iria mudar a sua vida para sempre.

“Trabalho diariamente com aquelas pacientes cujos bebês prematuros estão internados em estado grave na UTI Neonatal (Utin), sem condições de sugar o peito das próprias mães. Por isso, assim que minha filha nasceu, há apenas 40 dias, me coloquei diante desta missão: doar à quem precisa. Hoje me sinto bastante recompensada, pois o ato de compartilhar algo que Deus me deu é muito gratificante”, relatou.

Abastecimento

Apesar da solidariedade de algumas mães, o banco possui apenas 15 doadoras fixas cadastradas, número considerado insuficiente para atender a demanda. Segundo a nutricionista Míriam Duarte, a necessidade diária da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), é de pelo menos, 12 litros. “Neste mês de maio, coletamos apenas 34,580 litros. Nossa preocupação deve aumentar com a chegada do mês de junho, quando o período chuvoso e os festejos juninos afastam as doadoras”, alerta Míriam.

Os alertas são reforçados pela nutricionista Hilda Alves, que aproveita para divulgar o serviço de captação na residência da própria doadora, mediante agendamento. “O banco precisa de doação contínua de leite humano para atender sua demanda. Por isso, também trabalhamos em domicílio. Após avaliação e cadastro da doadora, a equipe do BLH vai até a casa da voluntária para buscar o leite coletado e ainda fornecer os vidros esterilizados”, detalha.

Banco de Leite

O Banco de Leite Marly Sarney é o Centro de Referência Estadual em Banco de Leite Humano na promoção, incentivo e apoio ao aleitamento materno. Além de prestar assistência aos bebês através do Ambulatório de Aleitamento Materno exclusivo, o banco mantém um estoque para suprir as necessidades de recém-nascidos prematuros, bebês que não sugam, recém-nascidos infectados, com deficiência imunológica e portadores de alergia a proteínas heterológas.

Através de doações de mães que amamentam e têm excesso de leite, são recolhidos em média 50 litros de leite por mês os quais são classificados e passando pelo controle de qualidade são processados para posterior distribuição. Todo leite coletado passa por uma seleção rigorosa, e em condições corretas de higienização e acondicionamento, assegurando assim a qualidade do produto e evitando a transmissão de doenças, conforme determina a Rede Brasileira de Banco de Leite Humano – REDEBLH.

Além da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), o Banco de Leite abastece as Maternidades privadas sempre que seu estoque permite. Além disso, executa a pasteurização do leite coletado do Posto de coleta da Maternidade Santa Isabel que é vinculado ao banco de referência.

Agende sua doação através do disque-amamentação: (79) 3226-6335

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.