[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A delegação sergipana que irá representar o Estado nas Olimpíadas Escolares 2007 viajará na madrugada desta quarta-feira, 26. A competição será realizada entre os dias 27 de setembro e 7 de outubro no município de Poços de Caldas (MG). Serão 122 atletas, entre 12 e 14 anos, de 30 escolas das redes pública e privada, disputando medalhas em nove modalidades – atletismo, basquetebol, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol e xadrez. A delegação é composta por um delegado, três dirigentes, um fisioterapeuta, um jornalista, professores e alunos.

"Fizemos um grande esforço para garantir a participação de Sergipe na competição e agora é esperar os resultados. Nossa expectativa é que os alunos possam perceber no esporte um caminho para uma vida saudável aliado a uma educação com qualidade", disse a professora Maria Auxiliadora Almeida, diretora do Departamento de Educação Física (DEF), da Secretaria de Estado da Educação (SEED), que durante as Olimpíadas será chefe da delegação sergipana.

Os primeiros atletas que irão embarcar para a competição serão do atletismo, futsal, judô, natação e tênis de mesa, totalizando 71 estudantes e dirigentes. A partir do dia 1º de outubro, será a vez dos atletas do basquetebol, handebol, voleibol e xadrez. A delegação sergipana foi selecionada durante os XXIV Jogos da Primavera, realizados de 11 a 21 de agosto.

Olimpíadas

Durante dez dias, Poços de Caldas será a capital do esporte escolar brasileiro com competições em nove modalidades. Além da disputa por medalhas, os atletas e o público poderão interagir em eventos educativos e culturais durantes as Olimpíadas. A competição tem como objetivo promover a inclusão social a partir do esporte, complementar a educação pedagógica nas escolas da rede pública e privada de todo o país, além de detectar novos talentos para o esporte brasileiro.

O evento contará ainda com a participação de atletas renomados como Tiago Camilo, atual campeão mundial de judô, medalha de ouro no Pan-Americano do Rio de Janeiro e prata nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, o mesatenista Hugo Hoyama, ouro na disputa masculina por equipes no Rio 2007 e maior medalhista pan-americano brasileiro, com nove medalhas de ouro, Vicente Lenílson, medalha de ouro no Rio 2007 e medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney, no revezamento 4x100m do atletismo, e o nadador Leonardo Guedes, campeão mundial júnior em 2006. Os atletas passarão um pouco de suas experiências aos jovens em palestras, clínicas e visitas a escolas da cidade anfitriã.

Nesta fase, a competição reunirá cerca de três mil estudantes de 12 a 14 anos, vindos de 775 escolas públicas e particulares de 24 estados do Brasil. As Olimpíadas Escolares 2007 são realizadas em uma parceria entre o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e o Ministério do Esporte.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.