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O horário de almoço no Centro de Excelência Ministro Marco Maciel se transformou numa festa para os 150 alunos do ensino médio. Neste período, eles se encontram e criam atividades lúdicas baseadas nas novidades que surgem no ambiente escolar. Nas últimas semanas, os estudantes criaram músicas homenageando o almoço, que começou a ser servido na escola sob a responsabilidade do Departamento de Alimentação Escolar (DAE) da Secretaria de Estado da Educação (SEED).

Com a iniciativa da Secretaria de Educação de estruturar as cozinhas dos Centros de Excelência, a alimentação dos alunos começou a ser produzida no local por merendeiras capacitadas pelos técnicos do DAE.  "Aprendemos a armazenar, manter e preparar os alimentos", disse a merendeira do Marco Maciel Lucivânia Alves dos Santos.

O cardápio ofertado no Marco Maciel é o mesmo dos demais Centros de Excelência. Frango com batata, charque à francesa, picadinho e carne com legumes, ensopado de carne, feijão tropeiro, arroz, macarrão, frutas, sucos e outras guloseimas. "Aqui é tudo feito na hora. Está bom demais", disse o aluno do 2º B Natanael dos Santos Oliveira. "A variedade dos alimentos, o tempero caseiro e a qualidade do preparo também agradam", completou Andreza da Conceição, de 18 anos, aluna do 3º ano.

Atividades

Segundo a estudante Joice Rosa da Silva, muitas situações que acontecem dentro da escola são comentadas pelos alunos e trabalhadas com os professores. "Temos também o apoio dos coordenadores e da direção", disse. Joice é uma das alunas que participa das atividades lúdicas durante as refeições. Segundo ela, as músicas elogiando o almoço da escola foram bem aceita e contou com a participação de muitos colegas. A estudante informou que outros temas serão tratados objetivando a maior integração entre alunos e professores.

No Ministro Marco Maciel, professores que atuam no projeto do Centro de Excelência também participam dos momentos de lazer no refeitório. Além de almoçarem no local, eles auxiliam as merendeiras durante a distribuição dos bandejões.

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