Atividades e palestras marcam dia do trabalhador no Huse
Katiane Menezes e Núbia Santana
Um dia de reflexão e interatividade. Foi dessa forma que a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) comemorou nesta quarta-feira, 2, o Dia do Trabalhador (1º de maio). Intitulado Dia dos Trabalhadores do HUSE, o evento deu visibilidade às ações desenvolvidas pela comissão, além de fomentar debates.
No início do evento, a apresentação musical com o técnico de enfermagem Heraldo seixas descontraiu o público. Em seguida, foi a vez dos 19 membros da Cipa/Huse lançarem o jornal impresso “Noticipa”, com as principais notícias relacionadas à prevenção de acidentes de trabalho.
O presidente da Cipa/Huse, Albério Santana, destacou a importância e o papel da Cipa para os trabalhadores. “Precisamos fazer reflexões frente aos serviços que prestamos, precisamos refletir sobre o papel de cada um, individualmente e coletivamente. Pensando nisso, a Cipa desenvolveu trabalhos durante os últimos meses, visando à prevenção de acidentes e à conscientização em relação à segurança e à saúde do trabalhador. É necessário que o trabalhador se aproprie de informações referentes à comissao que os representa. Enquanto houver diálogo, haverá solução”, explicou.
Para o diretor geral da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Emanuel Messias, o diálogo com os trabalhadores ainda faz a diferença. “Estou impressionado com uma coisa que eu acho magnífica: a defesa do HUSE. A gente salva vidas, faz muito pela população. Fico muito satisfeito com esse evento, a gente precisa estar juntos para construir as alternativas capazes de dar a população um atendimento que ela merece, e ao mesmo tempo tratar da gente que sofre e que recebe pressão. A Cipa constitui um espaço e um tempo histórico capaz de aglutinar todas essas experiências e competências em prol da organização da gente enquanto ser humano e trabalhador. A conversa e o diálogo é o que faz a diferença”, afirmou.
A diretora técnica do Huse, Lycia Diniz, ressaltou a importância dos trabalhadores para o sucesso do Huse. “Quero parabenizar a Cipa pelo trabalho que está desenvolvendo e dizer que esperamos que vocês façam uma revolução na saúde de Sergipe. O trabalhador é a coisa mais importante do HUSE. Temos que ter os melhores investimentos, porque nós somos a prioridade”, declarou.
Palestras
Um dos momentos mais aguardados pelos trabalhadores foi a palestra sobre o Acordo Coletivo 2012 e o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), ministrada pelo secretário de Estado da Saúde, Antonio Carlos Guimarães. Ele abordou a importância do acordo e as expectativas dos trabalhadores. “Os trabalhadores junto com os gestores conquistaram um acordo coletivo de trabalho. Sei que o acordo coletivo nem sempre reflete as nossas ansiedades, os nossos desejos e as nossas expectativas, mas ele constrói um degrau para que depois a gente consiga andar um passo além. O PCCV não é ferramenta de aumentar salário. A inteligência funcional de ambas as partes está nisso: saber construir”, enfatizou.
A enfermeira Jalcira Izidro esclareceu alguns questionamentos sobre o PCCV e elogiou a iniciativa da Cipa. “Esse evento está sendo maravilhoso e de grande importância para nós trabalhadores. Aqui consegui esclarecer algumas dúvidas a respeito do acordo coletivo e do plano de cargos e vencimentos. Uma iniciativa muito válida porque serve de estímulo para o profissional que aqui trabalha e interessa a todos”, comentou.
Depois foi a vez das palestras Segurança do Trabalhador, Relações Interpessoais de Trabalho, Humanização da Assistência, Projeto de Fisioterapia na Saúde do Trabalhador e Doação de Sangue. Todas contemplando atividades de valorização e de cuidados dos trabalhadores do HUSE, a fim de promover qualidade de vida no trabalho e prevenir doenças ocupacionais.
Foi o que percebeu a assistente administrativa Rosângela Cavalcante. “Esse evento é muito importante porque nos ajuda a entender o processo da Cipa no hospital e está trazendo um pouco de entendimento para todos e principalmente a prevenção de acidentes”, informou.
Sorteio
Nos intervalos de cada palestra sorteios de brindes foram realizados entre os trabalhadores participantes. Sanduicheira, cafeteira, micro system, aparelho de DVD, ferro de passar e até um final de semana em um hotel na Orla de Atalaia foram alguns dos prêmios conquistados pelos trabalhadores.
Para o servente da manutenção Paulo Sérgio Santos, ganhador do ferro de passar, o evento significou mais esclarecimentos para os trabalhadores. “Estou muito contente com esse evento. Aprendi muito e ainda saí com um dos prêmios sorteados”, disse, sorridente.
Já a gerente do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho do Huse SESMT, Dígena Maria Dias, foi sorteada e levou uma sanduicheira. “Essa é a primeira vez que existe a Cipa aqui no hospital. É mais motivação, pois tivemos palestras maravilhosas e importantes para o crescimento profissional. Estão todos de parabéns”, falou.
No final das atividades da manhã, o Grupo de Teatro SOS Alegria, formado por trabalhadores do HUSE, apresentou a peça “Cuidado! Ratoeira”, em que destaca a união e o trabalho em equipe para que o resultado seja positivo.
Concurso cultural
O ponto alto da programação vespertina, realizada em homenagem aos trabalhadores do Huse, foi o concurso cultural ‘Se vira nos 30’ e a participação musical da técnica de enfermagem Helena Lima, cantora gospel que lançará seu primeiro CD em julho. Conhecida como Lenna Sarai, Helena compõe canções que louvam ao Deus, o que, segundo ela, produz a paz tão necessária ao cotidiano dos servidores do hospital.
“A tarefa que consiste no cumprimento de demandas para a satisfação dos usuários do SUS é ampla e exige equilíbrio por parte dos profissionais, daí a necessidade de exercitarmos a fé. Como consequência, evoluiremos na transmissão de amor ao próximo, o que em muito aperfeiçoará os serviços oferecidos nos mais diversos setores da unidade”, garantiu Lenna Sarai, ao ser premiada com um micro system.
O entretenimento dos participantes foi garantido pela assistente administrativa Maria do Carmo de Jesus, mais conhecida como Carminha, e pela supervisora de rouparia Gláucia, que abrilhantaram o teatro musical de autoria da assistente. “É uma grande honra promover a descontração dos colegas servidores, justamente homenageados pela garra, otimismo e crença numa possível saúde pública de maior qualidade. Comemoremos esse momento com encenações alegres, que elevem o senso de humor dos trabalhadores”, parabenizou Carminha, ganhadora de um aparelho de DVD.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Atividades e palestras marcam dia do trabalhador no Huse – Fotos: Bruno César/FHS