[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Exibir filmes que falam da trajetória de um dos maiores ícones do cinema brasileiro. Esse é um dos objetivos do ‘Projeto Orlando Vieira’, ação da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) que desde o início do mês realiza uma série de atividades para fomento e valorização do audiovisual sergipano.

A programação do projeto está bastante intensa e englobando diversas ações para a área. Exemplo disso está nas atividades realizadas na noite da última terça-feira, 18, no Centro de Criatividade, quando houve o lançamento do site da Associação Brasileira de Documentaristas de Sergipe (ABD/SE) e exibição do filme Orquestra dos Meninos, no qual o ator Orlando Vieira fez uma participação. Antes da exibição do longa, os Canarinhos de Aracaju realizaram uma breve apresentação e também relembraram sua participação no filme.

Segundo o diretor do Centro de Criatividade e um dos coordenadores do ‘Projeto Orlando Vieira’, Isaac Galvão, as atividades estão sendo muito bem aceitas pela população que tem comparecido sempre às exibições. “Além da comunidade em si, estamos abrindo seções extras para escolas que querem conhecer um pouco mais o trabalho de Orlando Vieira e associar esse sergipano à sua relevância para o cinema nacional. Tudo isso está sendo muito gratificante e satisfatório para todos nós”, explicou.

O homenageado compareceu à ação do projeto e não escondeu sua satisfação com a exibição do filme e promoção do seu trabalho no Estado. “Fico sempre muito lisonjeado com estas homenagens, mas o melhor de tudo é que esse projeto está incentivando a nova geração de atores e cineastas, mostrando-lhes que não podem desistir, pois sempre vale a pena tentar e ir em busca dos objetivos”, destacou Orlando Vieira.

Boa receptividade

O público da noite foi extremamente heterogêneo. Amigos e familiares de Orlando Vieira juntaram-se a pessoas da comunidade do bairro Getúlio Vargas, todos atentos para ver o ícone do cinema sergipano em exibição.

Além deles, um convidado especial orgulhou Orlando com sua presença. Trata-se do jovem Artur Costa Ferreira, que quando criança participou do filme ‘Orquestra dos Meninos’. “Participei do filme, mas não segui na carreira de ator, porém, sempre admirei muito o trabalho que Orlando Vieira construiu. Fico muito feliz em hoje estar aqui e ver com ele algumas cenas que marcaram tanto nossas vidas”, frisou o jovem.

Outra pessoa que está bastante entusiasmada com o projeto, e que sempre está presente nas ações do Centro de Criatividade é o técnico em projetos Luiz de Bonfim. Ele que reside na Comunidade Maloca e faz parte de um grupo de cultura negra da comunidade, defende que ações deste nível devem ser constantes e duradouras.

“Para nós que trabalhamos nesta área cultural, devemos sempre apoiar e estimular o trabalhado de outros agentes as área, principalmente do Orlando, que é nosso maior ícone no cinema nacional. Além disso, nós que somos da comunidade, principalmente, é que devemos estar aqui para incentivar, pois queremos ver o Centro de Criatividade vivo e em pleno funcionamento”, ressaltou.

Acervo digitalizado

Outro ponto alto da noite foi o lançamento do site da ABD/SE (www.abdse.org.br) que abrigará todo o acervo fotográfico e documental do ator Orlando Vieira e futuramente, de demais artistas que escreveram e escrevem a história do audiovisual sergipano.

Segundo Anderson Bruno, presidente da instituição, a ideia do site casou perfeitamente com a necessidade de digitalizar o acervo não só de Orlando Vieira como de demais nomes que fazem a história do cinema sergipano. “Nosso grande objetivo é manter a memória do audiovisual sergipano. Estamos muito felizes, pois o resultado ficou muito bacana e sem dúvida será muito bem recebido pelo público”, declarou.

Sobre o projeto

O ‘Projeto Orlando Vieira’ é uma ação Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e que conta com apoio da Segrase, Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas em Sergipe (ABD-SE), Fundação Aperipê, Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV), Cine Circuito Livre (CCL) e Sesc/SE.

O projeto faz uma homenagem aos 80 anos do ator Orlando Vieira, e visa propiciar ao público o conhecimento de sua obra, bem como um resgate da realidade histórica na difusão do audiovisual, e a qualificação técnica dos profissionais da área. A iniciativa abrange uma série de ações como exibição de filmes com acesso gratuito, oficinas, mesas redondas, mostras fotográficas, além da digitalização de todo acervo documental e de fotos do artista homenageado.

Constam ainda na programação a viabilização de um box promocional com longas e curtas sergipanos, a produção de um documentário que encerrará o projeto e será exibido no final do ano, e, por fim o Edital de Apoio à Produção de Obras Audiovisuais Digitais de Curtas Metragens no valor de R$ 150 mil.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.