[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O atendimento na Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Terezinha do Menino Jesus, na rodovia Melício Machado, povoado Robalo, está arrancando elogios dos moradores daquela região. Tudo porque o amplo espaço equipado com 10 consultórios e mais a disponibilidade de médicos especializados são os grandes serviços prestados pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Inaugurada em fevereiro desse ano, a USF atende as comunidades do Robalo, Aruana, Mosqueiro e adjacências. Toda aquela área tem a satisfação de usufruir um serviço mais abrangente e de qualidade na área de atenção básica à saúde. Com isso, a saúde municipal deu mais um passo importante na concretização de uma Rede de Atenção à Saúde da Família centrada nas necessidades da população aracajuana, refletindo o compromisso desta gestão com as áreas menos favorecidas do município.

Para a dona-de-casa Carmem Virgínia dos Santos, que já foi atendida outras vezes no local, o atendimento melhorou bastante após a chegada da nova Unidade. “Os médicos chegam cedo e os remédios são prescritos rapidamente”, disse. Com a filha pequena estava a dona-de-casa Dilma Cavalcante de Oliveira, que garante nunca ter passado por qualquer tipo de problema na USF. “Já estive aqui várias vezes e sempre fui muito bem atendida”, reforça Dilma.

Outra dona-de-casa, Gisélia Soares dos Santos, se mostrava extremamente satisfeita com o funcionamento da Unidade Santa Terezinha no Robalo. “Estou achando ótimo. O atendimento é muito bom porque há mais médicos. Além disso, sempre tenho aqui os medicamentos de que preciso. Vejo que tudo melhorou 100%”, comentou Gisélia.

Segundo a assistente social Jacira Santana Correia, os agentes de saúde da família visitam continuamente as casas da região para cadastrar as pessoas na USF Santa Terezinha. “No momento, a USF conta com duas equipes de Saúde da Família, sendo que já está sendo projetada a implementação de mais duas para atender toda a demanda do local e adjacências”, afirmou Jacira.

Funcionamento

Atendendo a uma média de 150 pessoas por dia, a Unidade conta com um pediatra, dois médicos generalistas, duas enfermeiras, um dentista, dois auxiliares, um apoio de auxiliar, uma atendente de dentista, um servente, cinco pessoas no atendimento, uma assistente social, 14 agentes de saúde e um apoiador de campo (para dar suporte aos agentes). Com todos esses recursos humanos, a nova USF possibilita ao município aumentar consideravelmente os atendimentos no território onde a Unidade está funcionando.

De acordo com os critérios estabelecidos pela Coordenação de Logística da SMS no que se refere à padronização e ambiência das unidades de saúde que compõem o projeto Saúde Todo Dia, a USF possui sala de espera ampla, banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais, sala de vacina, sala de observação equipada para situações de urgência, sala de coleta, sala de nebulização (aerosol), ala de procedimentos e de atendimento individual, espaço para reunião e sistema de esterilização de acordo com as normas da vigilância sanitária.

A enfermeira Maria Antônia Santos Nunes informa que a USF Santa Terezinha atende, mais especificamente, as chácaras até os condomínios Brisa Mar e Horto do Carvalho I e II, todos cadastrados. “Além disso, atendemos os moradores da Aruana e dos condomínios Costa Nova I, II, III e IV, Águas Belas e Aquários. Geralmente são destinados os atendimentos aos caseiros e empregadas domésticas das casas. O maior problema com relação ao cadastramento é o fato de que muitas pessoas trabalham fora o dia todo, o que dificulta a ação dos agentes de saúde”, explica a enfermeira.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.