Assinaturas de projetos marcam abertura da Semana da Água
A solenidade oficial de abertura da Semana da Água, realizada na manhã desta terça-feira, 20 de março, no auditório da Codise, foi marcada pela assinatura de convênio, termos de compromissos e de cooperação para a execução de projetos que têm por objetivo ampliar a política de gestão de recursos hídricos do estado. Para a assinatura desses documentos, estiveram presentes o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, e o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Eduardo Boghosian.
O primeiro documento a ser assinado foi o Acordo de Cooperação Técnica entre a ANA, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (Inema) e a Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado de Sergipe (Semarh) para Implementação da Gestão Integrada dos Recursos Hídricos nas Bacias Hidrográficas dos Rios Real e Vaza Barris.
Para Eduardo Boghosian, o acordo firmado entre a Semarh e a ANA “contribui para o desenvolvimento e bem estar da população que, em última instância, é quem será beneficiada por este importante trabalho. Ele ressaltou que “além desse acordo, temos também o acordo firmado com a Semarh e o Inema, que versa sobre a montagem de uma sala de situação e de uma rede de monitoramento de eventos hidrológicos críticos nesses estados.”
Outro importante documento assinado na manhã de hoje tem parceria com a Cohidro do Rio de Janeiro e objetiva a execução de serviços de instalação, operação e manutenção de estações hidrométricas previstas em pontos de monitoramento nas bacias hidrográficas dos rios São Francisco, Japaratuba, Sergipe, Vaza Barris, Piauí localizados no estado de Sergipe.
Além desses dois documentos, foram ainda firmados entre Semarh e a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) um termo de cooperação técnica objetivando a execução de ações relacionadas à elaboração de um Plano Diretor de Abastecimento de Águas de Territórios. E um convênio entre a Semarh, ITPS e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) com foco no monitoramento superficial e reservatórios do Estado de Sergipe.
Para o secretário Genival Nunes, esse é um momento histórico para a política estadual de recursos hídrico. Estamos dando mais um grande passo na consecução de nossa política de Recursos Hídricos. Sergipe tem sido destaque nacional e a assinatura desses quatro documentos é mais um importante passo para a defesa do nosso meio ambiente, para a melhoria da qualidade de vida de uma parcela importante de nossa gente, e das condições técnicas para que evitemos possíveis catástrofes ambientais com a reestruturação da Sala de Situação, mediante equipamentos doados pela ANA em torno de um milhão de reais.
O secretário destacou ainda o conjunto de obras que vem sendo realizada no estado, a exemplo do Sistema Integrado de Adutoras do Alto Sertão que beneficia 300 mil pessoas com água de qualidade no semi-árido; a Elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos; a Rede Hidrográfica de Sergipe, que permite medir a vazão nos rios e o volume de água acumulado nos reservatórios e a Criação do Programa Água de Sergipe, em parceria com o Banco Mundial para a revitalização da bacia hidrográfica do rio Sergipe e obras de esgotamento sanitário de Aracaju e região metropolitana.
Após a exposição do secretário, teve início a Mesa Redonda: Marco Regulatório do Saneamento Básico”, com a participação de Alexandre Caetano da Silva, da Arce, e de Abelardo de Oliveira Filho, da Aesbe. O moderador foi o secretário de Desenvolvimento Urbano, Antônio Sérgio Ferrari Vargas.
À tarde, teve uma palestra sobre Vulnerabilidade Ambiental à Eutrofização, proferida pelo professor Dr. Carlos Roberto Fragoso Júnior, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Participaram do evento o superintendente de Recursos Hídricos da Semarh, Ailton Rocha; a superintendente de Biodiversidade e Florestas da Semarh, Valdineide Santana; a superintendente de Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Semarh, Fátima Maynard; o representante da Deso, Carlos Melo; o representante da Cohidro do Rio de Janeiro, Celso Ávila; a representante do ITPS, Lúcia Barreto de Macedo; o representante do Fórum Sergipano de Comitês de Bacias Hidrográficas, Luis Carlos Santos, entre outros.
A Semana da Água
A programação da Semana da Água, que ocorre dentro do V Encontro Estadual de Recursos Hídricos, prossegue nesta quarta-feira, 21, com Mesa Redonda: “Política Pública de Recursos Hídricos em Sergipe” e uma palestra sobre “Potencial da Água Subterrânea em Sergipe, com Enfoque no Aquífero Marituba.
O objetivo do V Encontro de Recursos Hídricos é reunir profissionais de várias áreas do conhecimento para apresentar as diversas e recentes experiências na forma de trabalhos técnicos e palestras, como difusão dos instrumentos de gestão, preservação e conservação da água no estado de Sergipe.
- Assinaturas de projetos marcam abertura da Semana da Água – O secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos
- Genival Nunes / Fotos: Ascom/Semarh