[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da gerência de DST/Aids, e as secretarias de Saúde de Propriá e Canhoba realizaram, quinta-feira, 3, uma ação de mobilização direcionada à ampliação do diagnóstico precoce do HIV. A iniciativa ocorreu no assentamento da Fazenda Borda da Mata, localizado às margens do rio São Francisco, no município de Canhoba, distante 124 km de Aracaju.

A ação no assentamento atingiu 300 famílias e foi realizada no Posto de Saúde Dr. Eronildes F. de Carvalho, situado na própria fazenda. A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Propriá montou uma barraca para que o médico e gerente do Programa Estadual de DST/Aids, Almir Santana, realizasse uma palestra sobre a importância do pré-natal e o incentivo ao uso da camisinha nas relações sexuais.

“Um fato curioso que observamos foi a boa aceitação da camisinha pelas mulheres e rejeitada pelos jovens adolescentes. Notamos também à necessidade da implantação do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas de Canhoba (SPE). Promover o diagnóstico precoce do vírus da AIDS é uma das estratégias da SES”, disse Santana.

O resultado do teste rápido é sigiloso e gratuito. O resultado sai em até 20 minutos e, para sua realização é necessária apenas uma gota de sangue. Há aconselhamento pré e pós-teste, com informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento. Foram realizados 51 testes rápidos para o diagnóstico do HIV, sendo 42 mulheres e nove homens. Todos os resultados foram negativos.

Diagnóstico precoce

Para Almir Santana, a ação realizada no assentamento de Canhoba deve ocorrer  em outras Secretarias Municipais de Saúde em regiões e comunidades mais carentes do Estado.

“O diagnóstico precoce é importantíssimo para quebrar a cadeia de transmissão do HIV e promover o acompanhamento do paciente, evitando às manifestações clínicas da AIDS. A infecção pelo HIV pode ser detectada com, pelo menos, 30 dias a contar da situação de risco. Isso porque o exame (o laboratorial ou o teste rápido) busca por anticorpos contra o HIV no sangue. Esse período é chamado de janela imunológica”, concluiu o médico.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.