[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de Estado de Turismo e Sergipe, Elber Batalha, esteve reunido na manhã desta segunda-feira, 24, com os diretores da Energisa a fim de informar algumas sugestões que o Governo do Estado de Sergipe estaria propondo para que a empresa viabilizasse a montagem da Árvore de Natal este ano. O presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), Waldoilson Leite, também participou da reunião, representado a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA).

Diante da notícia que a Energisa não iria mais realizar a montagem da tradicional Árvore de Natal no Bico dos Patos, localizado no rio Sergipe, o Governo do Estado estudou algumas possibilidades para que a decisão da empresa fosse revogada. “Tomei conhecimento do fato pela imprensa e pensando na perda que o povo sergipano iria ter com a não montagem da árvore, resolvemos interpelar junto à Energisa para que não tirassem o brilho do Natal dos aracajuanos”, disse o secretário, destacando também a preocupação do Governo em reaver esta situação. “O governador Marcelo Déda deu carta branca e disponibilizou o que fosse necessário para que a Energisa montasse a árvore”, informou.

Depois de estudos técnicos da engenharia da Setur e Funcaju, Elber Batalha e Waldoilson Leite sugeriram alguns locais para a possível montagem da árvore, a exemplo do Parque da Sementeira, ao lado da ponte do rio Poxim (próximo à Energisa) e na própria região do Bico dos Patos (na direção à Coroa do Meio, já chegando ao Farol). Este último, teve o acesso liberado pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). Segundo o presidente da Funcaju, Waldoilson Leite, desde o ano passado já era sabido do problema do avanço do mar na localidade onde a árvore era montada. “É uma pena que só ficamos sabendo agora, porque aí poderíamos sugerir estas opções bem mais cedo”, lamentou.

Mesmo com as sugestões e o apoio logístico do Governo e da Prefeitura, a Energisa disse que não haverá a montagem da Árvore de Natal em Aracaju este ano. A direção da empresa alegou que agora o problema seria a falta de tempo hábil para a possível instalação em qualquer local que fosse sugerido. “Esse dilema também é nosso e é com muito pesar que damos esta notícia. Fizemos tentativas, até o último momento para a montagem, mas o antigo local não é mais seguro. Esperamos até agora porque pontuamos a nossa decisão no quesito segurança, ainda tínhamos expectativa. Mas, diante do avanço da data, não temos a mínima condição de montar a árvore este ano”, disse o diretor técnico e comercial da Energisa, Gioreli de Sousa Filho.

O diretor informou também que a empresa não tem interesse em montar nenhuma estrutura ‘paliativa’ à árvore. “Existe o interesse, mas não vamos ‘quebrar-galhos’, porque a árvore é um símbolo e, caso fosse, deveria ser substituída à altura, e não com soluções inferiores à sua imponente estrutura”, disse.

Elber Batalha lamentou a decisão da Energisa e disse que o Governo e a Prefeitura de Aracaju já têm projetos para o natal da capital. “Este ano, estamos preparando uma decoração natalina em Aracaju nunca antes vista na capital. Além disso, uma grande programação festiva vai complementar o período natalino, com um grande show de final de ano na Orla de Atalaia. A boa notícia é que já estamos com quase 100% da nossa rede hoteleira lotada para esta época”, informou.

A Árvore

A Árvore de Natal da Energisa é montada há 22 anos. Ela já foi considerada a maior do mundo, conquistando dois prêmios do Guinnes Book (1997 e 1999). Com 127,99 metros, a árvore possui uma estrutura semelhante a um prédio de 47 andares e é decorada com cerca de 23 mil lâmpadas que iluminam a noite de Aracaju.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.