Artistas recebem hoje à noite o Troféu “Gerson Filho”
Serão homenageados os sanfoneiros Edgard do Acordeon e Erivaldo de Carira, o compositor José Cândido e o radialista Fernando Cabral. O cantor Genival Lacerda também foi um dos escolhidos para receber o troféu deste ano, fato que aconteceu durante sua apresentação no Forró Caju 2002, no dia 28 de junho.
QUEM SÃO OS HOMENAGEADOS
Edgard do Acordeon
Natural de Malhada dos Bois, nasceu no dia 14 de junho de 1947. Transferiu-se para Aracaju em 1963, começando a tocar um ano depois. Com 38 anos de carreira, gravou seu primeiro disco em 1995. Seu último CD tem como título “Doido por Forró”. Foi o vencedor do 1° Festival de Trios Pé-de-Serra, promovido pela prefeitura, com a música “Um pouco de Aracaju”.
Erivaldo de Carira
Como o próprio nome já diz, Erivaldo nasceu em Carira, no dia 16 de outubro de 1949. É filho de “Manezinho de Carira”, sanfoneiro de oito baixos. Durante 15 anos apresentou o programa “No Pátio da Fazenda”, na Rádio Princesa da Serra, em Itabaiana. Mudou-se para Aracaju em 1989. Com mais de 20 anos de carreira, gravou seis LP’s, sendo o primeiro em 1984. Participou de quatro discos coletivos e já gravou dois CD’s.
José Cândido
Nascido em Puximã, município de Santana do Ipanema (AL), em 11 de março de 1927, José Cândido se mudou para Aracaju com 17 anos de idade. Cinco anos depois partiu para o Rio de Janeiro. Iniciou na música em 1955, quando fez três composições em parceria com João do Vale: “Aroeira”, “Cabelo de Boneca” e “Machucado”. Essa parceria perdurou até o final da década de 60, com a criação de alguns dos maiores clássicos da música popular brasileira, a exemplo de “Carcará”, “Pé do Lageiro”, “Ouricuri”, “Morena do Grotão” e outras composições. Ao todo, possui 83 músicas gravadas e escreveu dois livros intitulados: “O menino de Puxinanã” e “O Querubim”, que será ainda lançado. José Cândido retornou para Aracaju em 1989 onde fixou residência.
Fernando Cabral
Aracajuano, nasceu no dia 11 de janeiro de 1962. Foi produtor executivo do Grupo Bolo de Feira, no início dos anos 80. Ingressou no rádio em 1983, na Liberdade AM. Em 1984, foi para a Rádio Aperipê AM a convite de Raimundo Luiz da Silva. Um ano depois, com a inauguração da TV Aperipê, passou a trabalhar na emissora, ao lado de Ilma Fontes, Cleomar Brandi, entre outros nomes.
Em 1994, foi eleito vice-presidente do Sindicato dos Radialistas, assumindo a presidência um ano depois, e sendo reeleito em 2001. Na Rádio Jornal há quatro anos, atualmente é produtor e apresentador do programa “Resumo Geral”, ao lado de Elmo Siqueira. Vem desenvolvendo intensa campanha de mobilização para a recuperação e modernização do sistema Aperipê de rádio e televisão.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Artistas recebem hoje à noite o Troféu “Gerson Filho” – Foto: Márcio Dantas Agência Aracaju de Notícias