Artigo – O Turismo e seus caminhos
*Por Paulo Henrique
Muito se fez, muito ainda está sendo feito… Uma coisa é certa: o turismo, em Sergipe, cresce e se consolida. E o Governo do Estado é responsável por essa nova fase, pois, nos últimos anos, tem tratado o setor como atividade econômica importante, produtora de riquezas e geradora de emprego e renda.
Turismo é resultado de ações sucessivas, de planejamento de médio e de longo prazo. Sem isso, fica difícil garantir ao setor um lugar de destaque como um importante agente econômico na geração de empregos e na distribuição de renda. É por isso que a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), que completou 40 anos de existência na última sexta-feira, 9, tem muito a comemorar, apesar de todos os percalços pelos quais passou. Hoje ela exerce plenamente o papel que dela se espera: promover e divulgar institucionalmente o destino Sergipe; consolidar uma proximidade maior com o trade turístico; buscar a unidade e trazer para perto os 52 setores econômicos da cadeia produtiva envolvidas no setor; e apoiar o Aracaju Convention & Visitors Bureau em suas iniciativas destinadas à captação de eventos para Sergipe.
A Emsetur tem números importantes a mostrar. Esteve presente em 45 grandes feiras e eventos nacionais, promovendo e divulgando o destino, sempre com o apoio do trade turístico local. Neste mesmo período, em parceria com o Sistema “S”, capacitou centenas de pessoas em diferentes cursos, voltados ao atendimento das demandas da hotelaria e de bares e restaurantes e, também, 68 taxistas, que concluem seu curso este mês. Um grupo, sem dúvida, propagador das qualidades do destino Sergipe.
Através de convênios com o Ministério do Turismo (MTur), a Emsetur investiu em 2011, algo em torno de R$ 2 milhões em ações de promoção e divulgação, incluindo, além da participação em feiras e eventos, a realização de famtours e presstrips. Também foram realizadas veiculações de campanhas publicitárias em jornais, revistas, cinemas e na internet.
Outra ação importante, ainda em parceria com o MTur, foi a apresentação do projeto ‘Embaixadores de Sergipe’, que levou a mais de 2.000 agentes de viagem, de várias regiões do país, informações sobre Sergipe, gerando maior capacidade de venda do nosso estado através dessas pessoas.
Além disso, também em parceria com o trade turístico sergipano, a Emsetur realizou diversas ações junto a operadoras, através de mídia compartilhada, garantindo espaço destacado nas prateleiras de vendas de empresas da importância da Visual Turismo, TAM Viagens, CVC e Trend Operadora, dentre outras.
Agora em dezembro, mais um importante marco será atingido: ultrapassaremos 1.000.000 de passageiros no aeroporto de Santa Maria, no período de um ano. Temos hoje 44 frequências de voos. A partir de janeiro de 2012 receberemos mais quatro frequências. Esse desempenho no movimento do nosso aeroporto é o resultado do intensivo trabalho de promoção e divulgação. Sergipe registrou, até outubro deste ano, um crescimento em torno de 17% no número de passageiros (embarques/desembarques) colocando-se em quarto lugar entre os nove estados nordestinos.
Cabe lembrar que outros números contribuem para a melhoria do desempenho turístico de Sergipe. Dentre eles, o crescimento do número de meios de hospedagem (hotéis, pousadas), que hoje garantem em todo o estado 11.085 leitos, sendo que, parcela significativa desses leitos está em Aracaju, com acomodações de padrão de confortável a muito confortável.
Em função dessa evolução real em nosso turismo, são necessárias obras estruturantes. Assim, já a partir de 2012, começam as obras do novo aeroporto de Aracaju, que dará muito mais conforto para passageiros, tripulantes e funcionários. O projeto do novo terminal e ampliação da pista de pouso e decolagem inclui, também, um novo anel viário no entorno do aeroporto. Com isso teremos amplas condições de nos integrar à malha aérea internacional. O novo aeroporto terá investimentos de R$ 406 milhões (R$ 306 milhões do Governo Federal/Infraero e R$ 106 milhões do Governo do Estado).
Quero encerrar afirmando que o turismo sergipano tem apresentado inequívocos sinais de pujança. Uma projeção, feita pela iniciativa privada, mostra que teremos um crescimento superior a 10%, nesta alta estação, em relação ao mesmo período do ano passado. São dados como estes que eu elenquei que nos dão motivo para continuar a trabalhar, com força, fé e muita garra, na direção da Emsetur, uma empresa que, nestes seus 40 anos de existência, deu uma grande e perene parcela de contribuição ao desenvolvimento e ao processo de consolidação de Sergipe enquanto destino turístico.
*Paulo Henrique é presidente da da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) e escreveu esse artigo em homenagem aos 40 anos da Emsetur
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