Artesãs se emocionam com venda de produtos no Arraiá do Povo
Depois de vender todas as galinhas e bonecas de pano na primeira noite de Arraiá do Povo, as artesãs do Conjunto João Alves, em Nossa Senhora do Socorro, vieram neste sábado, 2, repor o estoque e conferir o sucesso pessoalmente. "Eu chorei quando me ligaram contando que tinham vendido tudo", disse Maria dos Prazeres, uma das artesãs. "E dá vontade de chorar de novo toda vez que uma criança cega perto e começa a mexer nas perninhas das galinhas", continuou Prazeres, emocionada.
Tanta emoção para estas artesãs atendidas pela unidade da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e o Desenvolvimento Social (Seides) é justificada. "Esta é a primeira vez que a gente participa de um evento deste tamanho. E que vende tudo no primeiro dia", explicou Prazeres.
As artesãs fizeram o curso na unidade da Seides, mas nunca imaginaram fazer tanto sucesso. "Nós somos capazes, mas precisamos descobrir nossos talentos. E tivemos esta oportunidade de descobrir. Agora, é continuar e com muita alegria", disse Inês Rodrigues, outra artesã.
São seis artesãs que trabalham em esquema de cooperativa com o maquinário da unidade da Seides. Todas elas ajudam no orçamento doméstico e dependem deste trabalho. Em alguns casos, a venda dos produtos é a única fonte de renda das famílias. "Eu e Maria do Carmo somos pai e mãe de nossa casa, a gente que mantém nossa família", explicou Inês.
A alegria estampada nos rostos destas mulheres mostra que suas vidas vão ganhar novos rumos a partir do Arraiá do Povo. "A gente estava muito desestimulada. Com essa injeção de ânimo, agora, só Deus nos segura", concluiu Maria dos Prazeres.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Artesãs se emocionam com venda de produtos no Arraiá do Povo – Foto: Edinah Mary/Seides