[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Capacitar 40 trabalhadoras rurais na arte do artesanato, esse foi objetivo da Oficina de Design para Artesãs promovida pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), na manhã desta quinta-feira, 12, no município de Itabaiana. A oficina faz parte da Chamada Pública do Sertão Ocidental, realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. Essa é a quarta oficina de design de artesanato, que já beneficiou 160 mulheres rurais em 14 municípios sergipanos.

A oficina foi aberta pelo Coordenador de Agricultura da Emdagro, Delmo Naziazeno, que deu as boas vindas a todas as artesãs e destacou que a oficina é uma demanda das próprias artesãs. “Essa oficina é fruto do diagnóstico levantado por técnicos da Emdagro nas plenárias das chamadas públicas do sertão ocidental onde vocês mesmas levantaram essa demanda visando a geração de emprego e renda”, ressaltou.

Sob a orientação da Consultora do Sebrae na Área de Artesanato, Madalena Moreira, o curso proporcionou uma nova visão quanto ao design, qualidade e funcionalidade dos artigos produzidos pelas artesãs dos municípios de Itabaiana, Malhador, Areia Branca e em Lagarto, do Povoado Colônia Treze. “Estamos trabalhando a inovação do design do que elas já produzem, uma vez que elas produzem um artesanato para ser vendido ao vizinho, na comunidade, sem perspectiva de comercialização, por isso essa inovação visa atender ao público exigente, que compra artesanato porque gosta de artesanato, porém que não quer qualquer coisa”, salientou.

Na avaliação da artesã rural da comunidade Ribeira, em Itabaiana, Rivanilde Tavares dos Santos, a oficina proporciona uma nova visão sobre o artesanato. “Gostei muito de ter participado dessa oficina, porque ela me proporcionou conhecer novas técnicas de design já pensando nos cliente mais exigentes”, disse.

Já na visão da artesã Raimunda Alves Celestino, do Povoado Açuzinho, em Lagarto, essa é uma ótima oportunidade de mostrar algo novo. “Eu sempre vendo meus produtos nas feiras-livres e estou na expectativa de fazer aprender coisas novas para poder mostrar aos meus clientes”.

A oficina foi assistida pelas técnicas da Emdagro Dilma Maria dos Santos Tavares, do escritório local de Itabaiana, Iracema Maria Silva Fontes, do Esloc de Malhador, Estela Maris de Andrade Nogueira, do escritório central.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.