[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A beleza do artesanato sergipano é um dos atrativos do “6º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil”, que ocorre de 13 a 17 de julho, no Anhambi, em São Paulo. Os encantos do estado estão representados pela produção exclusiva em renda irlandesa; pelos trabalhos em palha de Santa Luzia de Itanhy, pelas reproduções em cerâmica das igrejas de Laranjeiras, além das peças em rendendê, tecelagem, bordados, patchwork e esculturas.

A participação dos artesãos no evento foi organizada pela Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), numa das ações desenvolvidas pelo órgão para difundir o artesanato de Sergipe e oferecer novas fontes de renda para o artesão. De acordo com o secretário do Trabalho, Marcelo Freitas, o “6º Salão do Turismo” é um importante espaço de divulgação tanto pelo número de visitantes – espera-se cerca de 100 mil pessoas-, quanto pela diversidade do público participante.

“É uma excelente oportunidade para mostrar Sergipe, não só pelo potencial turístico, mas como um grande produtor da artesania nacional”, acredita Freitas. O secretário reforça, ainda, a perspectiva de gerar renda e trabalho aos profissionais que vivem dessa arte. “Nossa proposta é valorizar o artesanato como um meio de inserção no mundo do trabalho”, observa.

Diversidade nacional: O “Salão do Turismo” é promovido pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo. Os visitantes têm a possibilidade de conhecer os roteiros turísticos das 27 unidades da Federação e adquirir pacotes e produtos/serviços turísticos para visitá-los nas suas próximas viagens. Podem ainda ver e comprar o artesanato, os produtos da agricultura familiar e a gastronomia típica, além de assistir a manifestações artísticas de diversas regiões do país. O público pode também assistir a debates e palestras e ainda conhecer casos de sucesso, trabalhos científicos e projetos relacionados ao turismo.

O Salão está dividido em diversos módulos de atividades: Feira de Roteiros Turísticos; Área de Comercialização (onde o visitante pode comprar sua viagem); Vitrine Brasil (artesanato, moda, jóias, produtos da agricultura familiar; manifestações artísticas e gastronomia); Núcleo de Conhecimento; Rodada de Negócios (encontros pré-agendados entre os agentes de comercialização do produto turístico brasileiro); Missões Promocionais – Caravana Brasil (visitas técnicas de agentes de turismo/operadores) e Missões Promocionais – Press Trip (visitas técnicas de profissionais de imprensa nacional e internacional).

Sergipe participa com uma comitiva com gestores públicos do Estado, da capital e de algumas prefeituras do interior. Mas a grande parte da delegação, com cerca de 70 pessoas, será formada por representantes da iniciativa privada: dirigentes de entidades ligadas ao setor, empresários e executivos da área, além de pesquisadores, professores e estudantes.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.