Artesanato movimenta comércio e encanta turistas no Arraiá do Povo
São João é tempo de festa também para os comerciantes. Os festejos juninos provocam uma movimentação econômica que gera lucro para bares, restaurantes e hotéis. Com o setor de artesanato, a situação não é diferente. Para aumentar as vendas no mês de junho, os artesãos aproveitam o grande número de turistas, que gostam de levar lembranças de Sergipe para sua terra natal.
No Arraiá do Povo, existe um espaço reservado na cidade cenográfica para abrigar as obras de artesanato. São brincos, pulseiras, toalhas de renda, esculturas de cerâmica, bonecos de biscuit, rendas, entre diversos outros produtos. Tudo preparado com o maior cuidado antes de ser colocado nas prateleiras.
Maria Auxiliadora Andrade abandonou uma carreira na área médica para ser artesã. De lá para cá, se passaram 27 anos desde que mudou de profissão. "É uma vida corrida, em que é preciso ter muita garra e perseverança e, principalmente, manter o pensamento positivo", contou a artesã, que chegou a apresentar o seu trabalho em feiras no exterior.
Quando não está atendendo nenhum cliente, Maria Auxiliadora pode ser vista confeccionando novos produtos. "A gente mostra o trabalho aos clientes para que eles possam ver o cuidado e a dificuldade de se fazer um trabalho como esse. Acho que isso está no sangue que veio de minha mãe, que também era artesã", disse ela.
Porém, mesmo com tanto tempo de profissão e sucesso entre os clientes, este é o segundo ano em que Maria Auxiliadora participa do Arraiá do Povo. "As pessoas reclamavam que não viam o meu trabalho em eventos como esse. Mas com o convite do governador Marcelo Déda para participar do Arraiá do Povo, isso mudou", explicou a artesã, que mantém boas expectativas para este São João.
As obras de Maria Auxiliadora e de outros artesãos podem ser conferidas diariamente no Arraiá do Povo. A casa que abriga os trabalhos de artesanato se encontra logo na entrada da cidade cenográfica.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Artesanato movimenta comércio e encanta turistas no Arraiá do Povo – Maria Auxiliadora / Foto: César de Oliveira/ASN