Artêmio assina ordem de serviço para reforma do hospital de Boquim
O governador em exercício de Sergipe, Artêmio Barreto, assinou na tarde de quinta-feira, 10, em Boquim, a ordem de serviço para reforma e adequação das instalações do Hospital Local, a Unidade Mista de Saúde Dr. Bernardino Mitidieri. O evento aconteceu na própria sede do hospital. Com a obra, avaliada em R$ 1.949.987,16, os cidadãos do município vão poder contar com uma unidade modernizada, que oferece serviços que até então não eram realizados, como cirurgias de baixa e média complexidade, internamentos e parto.
"O Governo do Estado traz um benefício conseqüente e extraordinário à população de Boquim através dessa ação. Fico muito feliz de ser portador dessa mensagem ao povo da minha cidade. Espero que todo o esforço do governo seja revertido em benefício da coletividade", afirmou o desembargador.
Acompanhado do prefeito municipal, Pedro Barbosa, o governador em exercício, que é natural de Boquim, também recebeu diversas homenagens. Foi celebrada uma missa e entregue um CD com o hino da cidade, cuja letra foi composto pelo próprio Artêmio Barreto.
"Recebemos o desembargador aqui de forma singela, mas nobre. Por meio dessa obra, queremos que filhos de Boquim como ele não precisem mais ir à capital, muitas vezes sem nenhum dinheiro no bolso, para buscar atendimento. Esse é um presente que o governador Marcelo Déda traz ao povo daqui", disse o prefeito.
O hospital
O Hospital Local de Boquim existe há 14 anos. Atualmente, o Estado repassa R$ 70 mil mensais à unidade, que possui Pronto-Atendimento 24 horas e oferece apoio aos atendimentos de urgência e emergência. Também são atendidos casos de baixa e média complexidade com serviços ambulatoriais, que não necessitam de internamento, e hospitalares, como internações obstetrícias em partos normais e clínicas médica e pediátrica. São atendidas em média três mil pessoas do município e cidades vizinhas.
A partir da reforma e ampliação, a unidade contará com 19 leitos de enfermaria para adultos e oito para crianças, além de duas salas para cirurgias de baixa e média complexidade. Serão introduzidos ainda novos procedimentos, como os de internação e parto.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, o Governo do Estado já tem assegurados recursos para a manutenção do custeio do hospital após a reforma. "Realizar uma obra é algo caro, mas mantê-la custa mais caro ainda. Significa realizar uma obra por ano. Porém, podemos dizer que a população da cidade não irá sofrer, nem será enganada porque o dinheiro para o custeio já está previsto no orçamento", informou.
Autoridades
Estiveram presentes à solenidade o vice-prefeito de Boquim, Genivaldo Menezes, o presidente da Câmara de Vereadores de Boquim, Givaldo Chagas, a secretária municipal de Saúde, Dilma Ávila, os secretários de Estado da Casa Civil, José de Oliveira Junior, de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Lucia Menezes, o deputado federal Valadares Filho, o presidente da Dehop, Joelson Hora, além de vereadores e secretários municipais.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Artêmio assina ordem de serviço para reforma do hospital de Boquim – Foto: Jorge Henrique/ASN