Arraiá do Povo é opção de lazer para turistas e sergipanos
O Arraiá do Povo, na Praça de Eventos da orla de Atalaia está fazendo sucesso como um espaço tranqüilo, familiar e de divulgação da cultura local, além de opção para vendedores obterem uma renda extra. Famílias inteiras, além dos turistas que chegam ao Estado atraídos pelos festejos juninos, encontram no local uma opção de lazer, inclusive durante a semana. A cidade cenográfica do Arraiá também oferece várias opções de contato com elementos da cultura sergipana, como artesanato e comidas típicas. Nesta sexta-feira, 22, a programação do Arraiá do Povo traz Trio Catuense, Cabeça de Frade e Nadinho do Acordeon
"Estou achando muito legal e agradável. É a segunda vez que venho", disse a promotora de vendas, Ida Medeiros, que foi ao Arraiá com o namorado, o médico José Vasconcelos. "É um espaço muito bom e inclusive tem muitos turistas, que ficam hospedados próximo à Orla e têm a facilidade de aproveitar essa programação", comentou Vasconcelos.
A estudante de Enfermagem Ticiana Linhares mora em Salvador e, juntamente com vários familiares, foi conferir a animação do Arraiá do Povo, que ela classifica como muito bonito, organizado e calmo. "Aqui dá para conhecer um pouco da cultura de Sergipe no artesanato e na dança, por exemplo. Inclusive acho melhor que em Salvador, porque, embora tenha bandas famosas lá, aqui a gente tem mais contato com a música nordestina, o pé-de-serra. Tudo isso nesse cenário lindo que é a Orla de Atalaia", disse ela. A repercussão que o evento teve na mídia nacional mostra que Sergipe vive um momento ímpar no Turismo do Estado.
Não é difícil encontrar famílias inteiras divertindo-se no Arraiá do Povo. A dona de casa Gilsete Santana Alves, por exemplo, foi acompanhada do marido, filho, nora e do neto. "Está ótimo, tem muitas coisas bonitas e gosto muito daqui. Estou aproveitando bastante as festas juninas", disse, revelando que já perdeu as contas das vezes que esteve no Arraiá.
Bons lucros
Vendedores ambulantes encontram no Arraiá a oportunidade de ganhar uma renda extra oferecendo diversos produtos, como amendoim, castanha de caju, pipoca, chapéus e brinquedos artesanais. O vendedor de amendoim, José de Jesus, conta que o aumento nas vendas durantes os festejos juninos alcança cerca de 30 %.
A oportunidade de negócios reforça a importância social e econômica dos festejos juninos no Estado. Elias da Silva, que vende pipoca há 16 anos, está tendo um lucro entre 50% e 60% maior em comparação a outros períodos do ano. "Como o Arraiá é uma área familiar e os pais costumam trazer as crianças, estou vendendo mais aqui que em outros lugares, principalmente nos finais de semana", comemora.
Atrações do fim-de-semana
Neste sábado, 23, a programação tem Trio Carlos Moreno, Luiza Lú e Genaro e Walkiria. Domingo é a vez do Trio Amizade, Claudinho do Acordeon e Bago de Jaca comandarem a festa. E não pára por aí. Vai ter muito arrasta-pé até o dia 29 de junho no Barracão Cultural Lampião e Maria Bonita.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Arraiá do Povo é opção de lazer para turistas e sergipanos – Foto: Márcio Dantas/ASN