Areia Branca não registra homicídios há 180 dias
Ações de combate à criminalidade empreendidas pela polícia sergipana vêm reduzindo o número de ocorrências na cidade de Areia Branca, distante 36 quilômetros de Aracaju. Nesta quinta-feira, 6, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) registra que uma parceria entre o poder público e a comunidade conseguiu reduzir os crimes de homicídios, roubos e furtos na cidade. O último e único homicídio de 2007 registrado em Areia Branca foi no dia 10 de março, há 180 dias.
A proposta de parceria foi exposta pelo secretário Kércio Pinto durante uma audiência pública em março deste ano com a comunidade, realizada para discutir sugestões para melhorar a segurança pública do município. Uma das alternativas apresentadas pelo secretário foi a construção do Posto de Atendimento ao Cidadão (PAC), para onde o Estado enviaria policiais, viaturas e alimentação para os militares e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) assumiria as despesas com aluguel do prédio, telefone, água e energia.
O PAC foi inaugurado em junho e tem à disposição 12 policiais militares, em regime de escala, e duas viaturas. De acordo com o comandante da 1ª Companhia do 3º Batalhão, sediado em Itabaiana, capitão Anselmo dos Santos, para garantir que o trabalho seja executado com eficiência foi elaborado um ‘cartão-programa’. "O cartão estabelece um roteiro com horários e locais onde o policiamento ostensivo deverá ser realizado", esclarece o comandante.
Segundo o capitão Anselmo, os policiais também realizam rondas constantes em 14 povoados de Areia Branca. A esse trabalho, o comandante atribui à redução nos índices de crimes no município. Outras medidas já estão sendo adotadas pela SSP para melhorar a segurança. A primeira foi o envio de três computadores e uma impressora para agilizar os trabalhos policiais na delegacia de Areia Branca.
Além disso, na última sexta-feira, a delegacia recebeu uma viatura modelo Gol 1.6 nova, para substituir a viatura 1.0, ineficiente para o trabalho policial. Até o fim do ano, a unidade policial deverá receber investimentos em infra-estrutura, armamento e munições. Para a delegada Nainne Góis, esses recursos servirão para deixar o município ainda mais tranqüilo.
"Realizamos algumas prisões no início do ano, fato que contribuiu para continuarmos com baixos índices de criminalidade", explicou a delegada, ressaltando que a população pode e deve denunciar casos de violência.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Areia Branca não registra homicídios há 180 dias – Foto: Reinaldo Gasparoni/SSP