[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O município de Aracaju foi escolhido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para implementar um Projeto de Educação para consumo responsável de medicamentos e de outros produtos sujeitos à Vigilância Sanitária (Educanvisa). Representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed) tiveram uma reunião na tarde de hoje, quando foram definidos os últimos pontos para o início do projeto. A previsão é que o Educanvisa tenha início na primeira semana de dezembro e Aracaju servirá de piloto para implementação do mesmo em outros municípios do país.

O objetivo do programa é desenvolver ações e estratégias em educação e comunicação em saúde para serem trabalhadas pelas escolas, com orientações sobre o consumo seguro de medicamentos e de outros produtos sujeitos à vigilância sanitária, bem como sobre os riscos da automedicação e da influência da propaganda enganosa e abusiva.

O projeto é resultado de um convênio firmado entre a Anvisa e o Conselho Federal Gestor do Fundo de Direitos Difusos do Ministério da Justiça (CFDD/MJ), em dezembro de 2005. O convite feito ao município de Aracaju foi formulado pela gerente de Monitoramento e Fiscalização de Propaganda da Anvisa, Maria José Delgado, ao Coordenador da Vigilância Sanitária de Aracaju (Covisa), o farmacêutico Pádua Pombo, no último dia 5 de outubro, em Brasília. Na ocasião, Pádua participava da 3ª reunião da Câmara Setorial de Propaganda de Medicamentos e Outros Produtos Sujeitos à vigilância sanitária, da qual é membro efetivo, representando o Núcleo de Promoção em Vigilância, órgão assessor do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

Escola e saúde

O Educanvisa promoverá primeiramente um curso para multiplicadores, dividido em três momentos. No dia 7 de dezembro, participarão os profissionais da vigilância sanitária. No dia seguinte, será dedicado aos professores da 1ª a 4ª série da rede municipal. Já no último dia, os dois grupos serão reunidos.

Para cada grupo, a gerente de Monitoramento e Fiscalização de Propaganda da Anvisa, Maria José Delgado Fagundes, discorrerá sobre os objetivos do projeto. Em seguida, consultoras em educação vão propor uma reflexão sobre a saúde na escola.

Durante o curso, técnicos da Anvisa também abordarão o tema “O Papel da Vigilância Sanitária na Escola”. Eles desenvolverão uma dinâmica em que os participantes vão sugerir atividades para serem trabalhadas com os alunos. Haverá, ainda, um laboratório de análises de peças publicitárias.

Segundo Pádua, o treinamento pretende sensibilizar e fornecer os elementos fundamentais para que os participantes se tornem cada vez mais conscientes e responsáveis em relação aos conteúdos divulgados nas propagandas. Ele explica que o consumo irracional de remédios e a influência da propaganda sob todas as formas são fatores que estimulam a automedicação, fazendo com que o medicamento seja a primeira causa de intoxicação registrada nos hospitais brasileiros.

“Inclusive aqui em Sergipe, onde recentemente o Centro de Intoxicação e Análises Toxicológicas (CIAT), instalado no Hospital Governador João Alves Filho (HGJAF), divulgou dados que confirmam o medicamento como primeira causa de intoxicação, seguido pelos saneantes, produtos também sujeitos à vigilância sanitária”, enfatiza Pádua. Ainda de acordo com o coordenador, o uso indiscriminado de medicamentos também impacta fortemente nos gastos do Sistema Único de Saúde (SUS), com internação e tratamento de pessoas intoxicadas, especialmente as crianças, alvos em potencial deste processo.

Aracaju será a 3ª cidade do país escolhida pela Anvisa para ancorar o Educanvisa, considerado como um importante instrumento de promoção da saúde, por meio da ação relevante dos professores, atores imprescindíveis no processo de formação do aluno. O primeiro curso Educanvisa foi realizado em Florianópolis, de 28 a 30 de setembro, seguido por João Pessoa, promovido no início de outubro. A proposta da Anvisa é realizar a capacitação de Aracaju na primeira semana de dezembro. Até o final do ano, já estarão sendo agendados cursos em Natal, Goiânia, Porto Alegre e Brasília.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.