[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados (CDR) em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) realizaram em Aracaju o “Seminário Nacional de Políticas Públicas de Esporte – Inclusão Social e Promoção do Brasil no Exterior”, no auditório do Hotel Mercure. Um dos temas do debate foi a promoção do Brasil no exterior, em função da realização dos megaeventos esportivos nos próximos anos.

Durante o seminário foram expostos dois painéis, a importância dos eventos esportivos para o desenvolvimento do esporte no Brasil e seu legado para a sociedade brasileira e outro sobre a influência do esporte na promoção do Brasil no exterior. O evento contou com a presença do ministro de Esporte, Aldo Rebelo, do presidente do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), Flávio Dino, do Governador de Sergipe, Jackson Barreto, do prefeito de Aracaju,  João Alves Filho, do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Enrico Fermi  Torquato, do presidente e do vice da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados (CNC), deputados Valadares Filho  e Laécio Oliveira, além dos também deputados federais, Wilson Filho,  Fábio Reis e  Benjamim Maranhão. Também estiveram presentes no Seminário os secretários de Turismo e Esporte, Elber Batalha e Maurício Pimentel e do presidente da Emsetur, Paulo Henrique Sobral.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse o evento serviu para mostrar a importância do esporte na formação de um povo. “Este seminário busca preparar a mentalidade das pessoas para a importância do esporte. Vamos acolher eventos esportivos importantes e temos que universalizar a prática do esporte como prática de lazer e de inclusão social”, declarou o ministro Aldo Rebelo. O ministro ainda durante o evento anunciou a construção da pista oficial de atletismo na Universidade Federal de Sergipe (UFS).

O governador de Sergipe, Jackson Barreto destacou os resultados positivos do turismo em Sergipe. “Este seminário é mais um fortalecimento para o turismo e para o esporte do nosso estado. Já avançamos muito no turismo em Sergipe. Se analisarmos que em 2007 o estado recebia 600 mil turistas e hoje já batemos o recorde de mais de 1 milhão e 200 turistas. Houve um avanço muito grande e isso significa dizer que as políticas  nesta área estão funcionando. Agora mesmo estamos para assinar mais um contrato com o Prodetur que vai fortalecer mais o turismo, estamos também realizando a construção da rodovia do Castro e sem deixar de falar em todas obras estruturantes que o nosso querido governador, Marcelo Déda realizou. O governo sabe que o turismo e o esporte agregam comunidades e promove transformações sociais”, acredita o governador.

Já o deputado federal e presidente da Comissão de Turismo da Câmara, Valadares Filho, ressaltou a importância deste seminário acontecer em Sergipe e também do destacou  a visibilidade que os eventos esportivos irá trazer para o país. “Nunca um país teve em tão pouco tempo tantos eventos que evolvem o turismo. Não tenho dúvida da importância deste seminário para o nosso estado. É a primeira vez que a Câmara traz uma discussão como esta para fora de Brasília. É importante destacar que o esporte irá trazer uma grande contribuição para o aumento do turismo, trazendo divisas nacionais e internacionais.”

O presidente do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), Flávio Dino, destacou o papel no turismo para o desenvolvimento de um país. “Para continuar a economia crescer temos que investir no turismo, só assim construiremos um país para todos”.

O secretário de Turismo de Sergipe, Elber Batalha falou sobre a questão da aviação no Brasil. “A Aviação é sem dúvidas um dos maiores gargalos para o turismo no país e não podermos ficar nas mãos das companhias áreas e desprezando toda uma cadeia turística e os investimentos que o governo do estado vem realizando no turismo. Os céus do Brasil não pertencem apenas as companhias aéreas, mas sim ao povo brasileiro”. O secretário destacou também todas as obras estruturantes realizadas pelo governo de Sergipe. “O governo do estado não apenas investe em obras estruturantes, mas também na qualificação humana como os cursos de inglês e espanhol no interior do estado”.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.