[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Com o objetivo de realizar um intercâmbio entre a cultura negra sergipana e baiana, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), firmou uma parceria com o Bloco Ilê Aiyê. Essa troca de experiências vai acontecer a partir do Mais Belo dos Belos, um projeto aprovado pela a lei federal de incentivo à cultura (Lei Rouanet) que circula as capitais brasileiras visitando comunidades, realizando palestras, oficinas, exposições e shows. No evento, o Bloco Ilê Aiyê expõe parte do trabalho social, cultural e educacional que realiza junto à comunidade do bairro Liberdade, em Salvador (BA). A intenção é mostrar a força das comunidades na formação de uma consciência cidadã de valorização da cultura e transformação social.

A presidente da Funcaju, Tânia Soares, o coordenador de Eventos e o representante da coordenação de Etnias da fundação, Fernando Montalvão e Andrey Rossevelt, respectivamente, se reuniram na tarde de ontem, 12, com o diretor do Bloco Ilê Aiyê, Vivaldo Benvindo dos Santos, para oficializar a realização do evento em Aracaju. Segundo Vivaldo, a prefeitura mostrou-se bastante receptiva à realização do projeto e a cidade será a oitava capital do país a acolher O Mais Belo dos Belos, já definido para acontecer entre os dias 10 e 13 de setembro. “A realização deste evento só vem enriquecer os aracajuanos através da troca de experiência da cultura. Aracaju vai conhecer o renomado e histórico trabalho do Bloco Ilê Aiyê, e este, tem a oportunidade de vivenciar nossa cultura por meio do contato direto”, disse Tânia Soares.

O Ilê Aiyê é o primeiro bloco afro da Bahia situado no Liberdade, bairro com maior população negra do Brasil (mais de 600 mil habitantes). Criado na década de 70, o Ilê Aiyê (casa de negro / mundo negro) realiza um trabalho de prevenção e expansão da cultura negra, visando reunir seus afro-ascendentes na luta contra o racismo e discriminação através de projetos políticos culturais e educacionais de elevação da auto-estima e do nível de consciência crítica.
Na reunião, ficou decidido que além da programação oficial do projeto, o evento contará com shows de bandas sergipanas, uma sugestão de Tânia Soares, muito bem recebida por Vivaldo. “Para o Ilê vai ser muito importante este contato. É uma possibilidade de enriquecer nossa musicalidade e ter contato com o que é produzido aqui”, disse o diretor do bloco.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.