[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A secretária de Estado do Planejamento, Lúcia Falcón, representou o governador Marcelo Déda nesta quinta-feira, 19, na abertura da III Conferência das Cidades, promovida pela Prefeitura Municipal de Aracaju. Ao evento está incorporada a Conferência Territorial, desenvolvida pela Secretaria de Estado do Planejamento e que tem como objetivo a elaboração do Plano de Desenvolvimento Territorial Participativo (PDTP). As discussões serão realizadas até este sábado, 21, no Espaço Emes. Durante a conferência, a população terá a oportunidade de apresentar as prioridades de seus bairros e regiões e apontar onde os recursos públicos devem ser investidos.

"A participação direta da população na definição de investimentos e serviços que considera prioritários para o seu município e a sua região, com suas decisões traduzidas em projetos de governo, com recursos orçamentários definidos, é uma nova e importante evolução do governo Marcelo Déda", disse Lúcia Falcón.

A secretária também destacou a importância da Conferência das Cidades dentro desse processo democrático. "Nós precisamos de Aracaju e, acima de tudo, da participação de toda a população da cidade para que possamos coroar esse processo de consulta popular", afirmou Lúcia Falcón, ao ressaltar que cerca de 20 mil pessoas já participaram até agora das conferências municipais e territoriais.

Mudança

Segundo o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, a participação popular na escolha de projetos de governo marca um novo momento na cidadania de Aracaju e Sergipe. "Essa participação é o começo da mudança de um cenário melhor para o desenvolvimento de Aracaju e tôo o Estado de Sergipe. É a chance que a população tem de debater e reivindicar as prioridades de seus bairros, identificando suas necessidades e construindo o planejamento para suas localidades", ressaltou Edvaldo Nogueira.

Na Conferência Territorial de Aracaju serão formados 10 grupos temáticos sobre assuntos específicos. Segundo o secretário de Planejamento de Aracaju, Luciano Azevedo Pimentel, entre os assuntos que serão debatidos estão Saúde, Educação, Segurança Pública, Proteção Social, ‘População mais vulnerável e as minorias’, ‘Desenvolvimento urbano e Habitação’, ‘Cultura, Esporte, Lazer e Turismo’.

Ainda de acordo com Luciano Pimentel, após a conclusão dos trabalhos de discussão e de elaboração de propostas pelas mesas temáticas, haverá uma plenária para a eleição dos 231 delegados que participarão da Conferência Estadual do Planejamento do Desenvolvimento Territorial Participativo de Sergipe, que acontecerá nos dias 21 e 22 de agosto, no Centro de Convenções, em Aracaju.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.