[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

“A partir da realização da 71ª Conferência de Meio Ambiente, o Estado de Sergipe está na contagem regressiva para bater um marco histórico no que se refere a temática dos Resíduos Sólidos”. Foi o que afirmou na manhã desta quinta-feira, 20, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, durante a 4ª Conferência Municipal de Meio Ambiente sobre Resíduos Sólidos em Aracaju.

De acordo com Genival Nunes, a realização dessas conferências em todo Estado é uma grande novidade, já que ela tem como foco tratar sobre a temática do lixo, resíduo este desprezado e pouco avaliados por todos. “Agora o lixo passa ser o protagonista dessa discussão, pois quem imaginaria que algum dia a gente passaria tanto tempo discutindo resíduos sólidos?”, questionou.

“Agora a comunidade talvez comece a despertar sobre a necessidade de cuidar daquilo que é o seu expurgo como ser humano desse planeta, podendo assim reciclar contribuindo com as pessoas que vivem de resíduos sólidos de uma forma mais digna”, afirmou o secretário, parabenizando ainda todos os municípios que aderiram em suas cidades à realização das conferências.

“A conferência aqui em Aracaju é uma grande mudança que Sergipe está provocando na área de meio ambiente”, declarou Genival Nunes, enfatizando que a partir da Conferência Municipal de Meio Ambiente realizada nessa quinta-feira só faltam ser realizadas no Estado quatro conferências. “Amanhã será feito mais uma conferência no município de Moita Bonita. Já no dia 27 ocorreram três conferência nas cidades de General Maynard, Rosário do Catete e Cumbe”, revelou o secretário.

Já o secretário de Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos, também destacou a importância da conferência de Aracaju dizendo que através dela, a capital aracajuana está promovendo uma verdadeira política sobre os resíduos sólidos. “Essa discussão é um papel nosso. Estamos aqui para buscar soluções, caminhos importantes já que a conferência é feita de forma democrática e aberta”, disse, apontando ainda que essa caminhada deve ter a colaboração de todos.

O evento, que aconteceu no Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, é uma preparação para a Conferência Nacional do Meio Ambiente, que chega a sua quarta edição com o objetivo de contribuir para a implementação da Lei 12.305/2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

A conferência que contou com a participação de professores, ambientalistas, membros de setores empresariais, associações diversas, organizações não governamentais (ONG), secretários, catadores, sindicatos e a comunidade geral trata-se de convite do Governo Federal que quer mobilizar e sensibilizar a população a fim de abrir discussões sobre a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que tem como um dos focos a meta de acabar com os lixões até 2014.

Conferência

Com o lema “Vamos Cuidar do Brasil”, o Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente (MMA) convida a nação brasileira a se engajar no processo de democracia participativa através da IV Conferência Nacional de Meio Ambiente, a ser realizada de 24 a 27 de outubro em Brasília. Para isso, estrategicamente organizou as discussões em três etapas de conferências: Municipal, Regional e Estadual.

Sergipe se mobilizou através da Secretária de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), juntamente com a Comissão Organizacional do Estado (COE), organizando e dando apoio aos municípios nas realizações das suas conferencias.

Durante a realização das conferências todos os envolvidos participam ainda de discussões voltadas para a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), sendo assim destrinchadas em quatro eixos temáticos. São eles, Produção e Consumo Sustentáveis; Redução dos Impactos Ambientais; Geração de Emprego e Renda; Educação Ambiental.
Ainda na conferência houve ainda uma palestra proferida pelo promotor de Justiça, Sandro Luiz da Costa. Sua palestra consistiu sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), e os quatro eixos temáticos discutidos durante a IV Conferência de Meio Ambiente.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.