Aracaju participa da Semana Nacional de Museus
A Biblioteca Municipal Ivone de Menezes Vieira, no conjunto Augusto Franco, realiza, no dia 16, às 17 horas, a palestra “A escravidão em Sergipe”, com a pedagoga e pesquisadora Sônia Oliveira, seguida de debate com alunos do ensino médio de escolas do bairro e o público em geral. No dia 17, também às 17 horas, tem a exibição do vídeo “Atlântico Negro na Rota dos Orixás”. O debate acontecerá entre um professor de história e alunos do ensino médio.
Em parceria com o Museu do Homem de Sergipe, a Biblioteca Municipal Clodomir Silva montou, para o dia 17, o seminário “É hora do museu!”, com o tema ‘museus e o público jovem’. Será uma série de palestras durante todo o dia, encerrando, às 16 horas, com a ida a São Cristóvão, para a apresentação da Orquestra Sinfônica de Sergipe, em ônibus cedido pela Secretaria de Educação de Aracaju.
A Escola Oficina de Artes Valdice Teles abre, no dia 15, a mostra fotográfica “Manifestações culturais de Sergipe”, de João Santos, que fica à disposição do público até o dia 21. no dia 17, às 19h, acontece a mesa-redonda “Fotojornalismo em Sergipe”, com a participação de Isa Vanny Farias, professora de Fotojornalismo; Márcio Dantas, presidente da Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de Sergipe (ARFOC-SE); Cristian Góis, presidente do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe (Sindijor-SE); e Fernando Seixas e Edinah Mary, repórteres fotográficos.
Aproveitando para também homenagear o Dia do Artista Plástico, comemorado no último dia 08, a Galeria de Artes Álvaro Santos realiza, de 16 de maio a 05 de junho, a exposição coletiva “Imagem e Imaginação”. Esta exposição tem um caráter especial. A Funcaju vai adquirir uma das obras da coletiva, ampliando o acervo da galeria. A obra será escolhida pelo público que frenqüenta a galeria e pela comissão de Curadoria da galeria.
“Reaproximar a juventude do museu é extremamente importante, recriar este diálogo, fazer o jovem despertar que tem que conhecer seu passado para construir um futuro melhor é de extrema importância. Por isso, acionamos nossa Diretoria de Cultura, que montou uma excelente programação com nossas unidades”, disse Karlene Sampaio, presidente da Funcaju.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]