[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, entregou esta manhã 10 novos ônibus da empresa Progresso, metade deles estão equipados para atender aos portadores de necessidades especiais. Desde o início de 2006, a população da capital já recebeu 82 veículos, o que representa uma renovação de 19% da frota. Até o final do ano, mais 10 ônibus, desta vez equipados com ar-condicionado, integrarão o Sistema Integrado de Transporte (SIT) e completarão a meta da administração municipal de renovar 25% da frota a cada ano.

A ampliação da frota vai permitir mais ônibus nas linhas de circulação Fernando Collor/Dia, Maracaju/Dia, Marcos Freire I e III/Dia, Aquários/Zona Sul e Circular Praias I e II. “Numa cidade que cresce como Aracaju, é fundamental garantir um sistema de transporte coletivo cada vez mas ágil, pontual, seguro, eficiente e confortável. Apesar de alguns problemas, o trabalho da prefeitura tem garantido um sistema organizado, numa demonstração explícita do nosso compromisso com os trabalhadores que necessitam de transporte público de qualidade”, afirmou o prefeito.

A acessibilidade para todos é uma das principais bandeiras da política de trânsito da administração do município, e a adaptação dos ônibus para os cadeirantes é resultado desta diretriz. “Incluir socialmente em todas as áreas é nossa meta”, afirmou Edvaldo Nogueira ao lembrar que, além dos ônibus adaptados, a prefeitura garante a mobilidade dos portadores de necessidades especiais com o Programa Atende, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) em parceria com o Setransp.

O serviço, inaugurado em junho deste ano, tem sido bastante elogiado com suas vans adaptadas com elevadores elétricos e hidráulicos para prestar atendimento personalizado a cada cidadão. “Temos uma cidade muito bem sinalizada, um dos poucos sistemas de transporte completamente integrado do Brasil e nossos terminais de ônibus foram reconstruídos e adaptados para deficientes visuais. É a política de democratização do transporte coletivo que estamos colocando em prática desde 2001”, rememorou o prefeito.

Este ano foram entregues 42 ônibus da Progresso, 22 da Halley e 18 da VCA São Cristóvão, num total de 82 veículos. De acordo com Edvaldo Nogueira, em, 2007 uma série de inovações será apresentada à população aracajuana para otimizar ainda mais o transporte coletivo público da capital.

Tarifas

O prefeito Edvaldo Nogueira tem sido um lutador por preços justos nas tarifas de transporte coletivo não apenas em Aracaju, mas no Brasil. Recentemente ele participou em Brasília de uma reunião com prefeitos de outras cidades do país onde ficou acertada para o dia 16 de dezembro um encontro em Guarulhos (SP), de onde sairá um pleito ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que sejam barateados os custos do óleo diesel.

“Nós já temos a simpatia do presidente para que seja criado um projeto neste sentido e ele adiantou que já conversou com a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, e com o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, sobre o assunto”, informou Edvaldo. “Vamos fazer todo o esforço possível para conceder reajustes de tarifas dentro de uma margem justa e que não onere exageradamente os trabalhadores, que são quem de fato precisam do sistema de transporte público”, falou.

Participaram da entrega dos ônibus o presidente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Bosco Mendonça; o vereador líder do prefeito na Câmara, Emanuel Nascimento; o superintendente do Setransp, José Amâncio; os secretários municipais Bosco Rolemberg (Chefe de Gabinete do prefeito), Sílvio Santos (Governo) e Carlos Cauê (Comunicação); além da imprensa e da população aracajuana.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.