Aproximadamente 117 mil aracajuanos receberam tratamento odontológico em 2005
O programa tem conseguido resultados expressivos nos tratamentos odontológicos da população aracajuana ao longo desses últimos quatro anos. São resultados visivelmente expressos na expansão da rede, no aumento de equipes de Saúde Bucal, aumento de equipos odontológicos (cadeiras), nos investimentos em novos procedimentos e novas tecnologias.
Quando o programa foi implantado, em 2001, o município de Aracaju apresentava um quadro profissional composto por apenas 21 equipes de Saúde Bucal. Hoje, com o desenvolver do programa, a SMS conseguiu evoluir esse número para 52 equipes. O número de consultórios também aumentou. De 2001 a 2005, o número de equipos odontológicos aumentou de 35 para 69.
A redução no número de extrações dentárias reflete a qualificação do serviço quanto ao tratamento conservador da população. Esta redução é proporcionada mediante o aumento no número de procedimentos mais requisitados, como as restaurações. Do total de procedimentos efetuados mensalmente pelo cirurgião Dentista, que nesse último mês de dezembro registrou algo em torno de 15.430 procedimentos, apenas 10% são procedimentos multiladores (extração dentária).
Modernização da rede
A modernização da rede também ocupa um lugar de destaque no desenvolvimento do programa, proporcionando um atendimento mais confortável tanto para o usuário, quanto para o profissional. A inclusão de aparelho fotopolimerizador, que permite a execução de restaurações estéticas, e canetas ultrassônicas, que permitem a remoção de tártaro com menos trauma para o usuário e menor esforço físico para o profissional, são exemplos das novas tecnologias que a SMS vem investindo na rede.
Outra importante diretriz do programa Saúde Bucal está nas visitas domiciliares e nos procedimentos coletivos, que consistem em atividades desenvolvidas junto à comunidade. No ano de 2005 foram feitas 3.481 visitas pelas equipes de Saúde Bucal a acamados, puérperas e famílias em situação de risco, com higiene bucal comprometida.
“A atenção básica tem um papel importante na orientação aos usuários encaminhados ao Centro de Especialidades quanto a definição das ações executadas e os posteriores encaminhamentos necessários. Também é de relevante importância o Exame Preventivo da Cava Oral, detectando possíveis lesões e encaminhando o usuário previamente ao cirurgião Bucomaxilofacial com o objetivo de diminuir os indicadores de Câncer de Boca”, explica a coordenadora do Programa Saúde Bucal, Ana Márcia Menezes.
Prêmio de Saúde Bucal
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu do Conselho Federal de Odontologia no primeiro semestre de 2005, no mês de abril, uma medalha de honra ao mérito pelo trabalho desenvolvido junto à população aracajuana. O Prêmio Saúde Bucal contemplou o município de Aracaju, reconhecendo a política de Saúde Bucal do município como uma das melhores e mais completas do país. Viajaram para Brasília para receber o prêmio o secretário Municipal de Saúde, Rogério Carvalho, e a coordenadora do programa Saúde Bucal do Município, Ana Márcia Menezes.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Aproximadamente 117 mil aracajuanos receberam tratamento odontológico em 2005 – Fotos: Ascom/SMS