[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Os 12 aprovados na seleção de residência médica 2008 do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) devem efetuar suas matrículas na sede do próprio hospital até esta quarta-feira, 23, das 8h às 11h e das 14h às 17h. A residência contempla as áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral e Pediatria, e será iniciada a partir de 1º de fevereiro em período integral de 60 horas semanais, com direito a bolsas de estudo no valor bruto de R$ 2 mil, conforme estabelecido pela Comissão Nacional de Residência Médica.

A avaliação dos candidatos foi realizada em duas etapas: uma prova escrita, realizada no período da manhã, e uma análise curricular complementada por entrevista, no turno da tarde. O exame escrito contou com 100 questões objetivas de múltipla escolha, que inclui além das três especialidades oferecidas pelo programa, outras áreas básicas como medicina social e preventiva, ginecologia e obstetrícia. Todo o conteúdo das provas seguiu as orientações fornecidas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

A Residência Médica foi instituída pelo Decreto 80.281, de 5 de setembro de 1977, e constitui uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos na forma de curso de especialização. O programa tem duração de dois anos e funciona em instituições de saúde sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional. Todos os profissionais que cumprem integralmente o curso dentro de uma determinada especialidade recebem o título de especialista.

Apenas os programas credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) podem receber o título de Residência Médica. Em Sergipe, o HUSE é a segunda instituição a receber o credenciamento da CNRM. Até então, o Hospital Universitário era a única instituição credenciada pelo órgão a formar médicos especialistas no Estado.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.